Maceió

Defesa Civil registra mais de 400 ocorrências em semana chuvosa na capital

TNH1 com TV Pajuçara | 16/04/21 - 08h11
Reprodução/TV Pajuçara

Mais de 400 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil Municipal desde o último fim de semana devido à chuva forte que cai na capital alagoana. 

O coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, explicou em entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, que o aumento da demanda acontece por consequência dos alagamentos e deslizamentos de terra que afetam Maceió. O volume de água nesta semana foi duas vezes maior ao que era esperado no mês de abril.

"Desde o último fim de semana já foi registrado um volume pluviométrico aqui na capital de cerca de 450 milímetros. Isso em um mês que a previsão era de 207 milímetros. Então em menos de uma semana, chove muito mais do que o esperado. E isso acarreta em muitas consequências, como deslizamento, alagamentos...", disse.

"Todas as equipes da Defesa Civil estão de prontidão para atender todas as ocorrências que são registradas pelo telefone 199, todos de prontidão para atender a população", acrescentou.

Nobre também destacou que, até ontem, cerca de 320 ocorrências haviam sido atendidas pelo órgão. Já as famílias que se encontram desabrigadas estão sendo encaminhadas para quatro escolas na capital. São elas: Escola Professora Maria José Carrascosa e Escola Kátia Pimentel Assunção, ambas em Jacintinho, Escola Frei Damião, em Benedito Bentes, e Escola Sérgio Luiz Pessoa Braga, em Chã da Jaqueira.

"Hoje temos famílias desabrigadas, sobre esse quantitativo a secretaria ainda está fechando [o número total], mas temos", contou Nobre ao destacar que não houve registro de mortes nessa quinta. 

Veja a entrevista completa:

Como acionar a Defesa Civil?

Para acionar a Defesa Civil,  a população deve fazer contato no 199 e comunicar situações de risco ou emergência. A Defesa Civil recomenda que as famílias que moram em áreas de risco busquem abrigos seguros e, em caso de necessidade, acionem o serviço.

O órgão recomenda ainda que a população se cadastre para receber mensagens sobre alertas emitidos pelo órgão por mensagens SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199. No campo da mensagem basta escrever o número do CEP da sua residência.