Brasil

Defesa de ex-garçom contesta plano de fuga e afirma que viagem era para congresso

Extra Online | 04/09/21 - 10h27
Reprodução

No habeas corpus (HC) impetrado pela defesa de Glaidson Acácio dos Santos, de 38 anos, no Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, e que acabou sendo negado monocraticamente pelo desembargador federal André Ricardo Cruz Fontes, os advogados do ex-garçom negam que ele planejava fugir. Os advogados alegam que ao contrário do que diz a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, o empresário se planejava para participar de uma “convenção e confraternização da G.A.S” que seria realizada em Punta Cana, na República Donimicana”.

De acordo com a PF, o ex-pastor planejava deixar o Brasil na mesma data em que acabou preso. A informação consta no relatório da investigação, obtido pelo GLOBO. Para os investigadores, uma ligação telefônica interceptada com autorização da Justiça é a prova de que Glaidson tinha a intenção de fugir.

O telefonema aconteceu na tarde do último dia 23 de agosto, às 14h30. No diálogo, Michael de Souza Magno, apontado pela PF como um importante operador financeiro no esquema montado por Glaidson, conversa com um homem não identificado. "Porque ele já sabia que ele tinha que sair do país rápido", afirma o interlocutor para Michael, referindo-se, segundo a PF, ao ex-garçom. Pouco depois, o próprio Michael diz: "Já era pra ter ido embora, cara, pra 'tá' bem longe daqui. Aí fica no Rio, fica indo em resenha, fica indo não sei aonde, vai pra festa".

Apesar das alegações dos investigadores, a defesa de Glaidson anexou ao pedido de habeas corpus documentos que, segundo os advogados, comprovam que já estava marcada uma “convenção e confraternização” da G.A.S. a ser realizada em Punta Cana, na República Dominicana, nos dias 25, 26, e 31 de agosto, desde meses antes da operação em questão”, destaca trecho do HC.

“Tanto que, no sentido de corroborar esta afirmação é apresentado: card de divulgação do encontro; tratativas com empresa de turismo; voucher de estadia no Resort – Barceló Bavaro Palace Resort com Check In para 23/08 e Check out para 05/09; contrato de afretamento de aeronave” afirmam os advogados. Eles garantiram ainda que todo ano a G.A.S fazia eventos públicos.

No entanto, não é o que diz a Polícia Federal. Em outro trecho da escuta telefônica interceptada, Michael de Souza Magno e um outro homem citam o fato de que Glaidson só estaria com a identidade civil como documento, enquanto aguardava a emissão de um passaporte com visto americano. O homem não identificado afirma, então, que daria as seguintes orientações ao empresário: "Que que 'cê' tem que fazer? Cem países que 'tão na' Mercosul, que você 'tá' só com a identidade, então. Pega sua identidade e vaza daqui pra lá. Quando o seu passaporte sair, você manda o seu piloto vir buscar o seu passaporte'.

No relatório, os investigadores escrevem que a ligação "deixa clara a movimentação da organização criminosa para a fuga de Glaidson dos Santos, possivelmente na próxima quarta-feira (dia 25/08/2021), passando por países do Mercosul, tendo em vista que o investigado está aguardando a liberação de seu passaporte com o visto americano". Os policiais alegam ainda que a decisão de deixar o Brasil veio depois que o programa "Fantástico", da Rede Globo, exibiu reportagens que citavam o ex-garçom, nos dias 15 e 22 de agosto.

A preocupação da PF e do Ministério Público Federal sobre uma possível fuga era tanta que os pedidos de prisão, assinados pelo procurador da República Douglas Santos Araújo e pelo delegado federal Guilhermo de Paula Machado Catramby, foram enviados à 3ª Vara Federal Criminal às 8h56 do dia 24 de agosto, menos de 24 horas após a conversa interceptada. Na mesma noite, a Justiça expediu os mandados, permitindo que a Operação Kryptos fosse desencadeada na manhã seguinte.

A possibilidade de que o empresário deixasse o Brasil junto a dezenas de outras pessoas ligadas à G.A.S, aliás, foi motivo de preocupação para Michael na ligação monitorada pelos agentes. "Ele já 'tá' chamando a atenção, ele tem que passar em 'OFF', não pode ir com todo mundo, com cachorro. Com periquito e papagaio. Entendeu? Ele não pode, pô", reclama o operador para o outro homem, que concorda.

O relatório da PF também destaca a situação da venezuelana Mirelis Yoseline Diaz Zerpa, esposa de Glaidson, que também teve a prisão decretada pela Justiça, mas encontra-se foragida. De acordo com os investigadores, ela tomou um voo de Cabo Frio para o Rio de Janeiro, "sob forte esquema de segurança", no dia 23 de junho.Após uma semana no apartamento do casal, na Barra da Tijuca, Mirelis embarcou, em 30 de junho, rumo ao México. Depois, partiu para Miami, utilizando um visto de estudante. E lá permaneceu.

A localização da esposa do ex-garçom também virou tema da conversa interceptada."Então a gente fica numa situação em que a melhor coisa é ele meter o pé 'pros' Estados Unidos e ficar lá, some, fica lá quietinho com a Mirelis", disse o homem não identificado para Michael na ligação. Por nota, a assessoria da GAS informou que Glaidson acredita que "tudo vai ser esclarecido".