Política

Democratas realiza encontro com lideranças femininas em São Miguel dos Campos nesta quinta

Assessoria | 05/12/19 - 08h11

O Democratas (DEM) Alagoas reuniu lideranças femininas nessa quinta-feira (05), no município de São Miguel dos Campos, para discutir a participação da mulher na política e a importância de aumentar a representatividade feminina nesse campo. O encontro ocorreu Câmara dos Vereadores daquele município.

Essa foi mais uma edição dos encontros, que segue a Estratégia Nacional de Formação Política para Mulheres, com o objetivo de fortalecer a participação da mulher na política alagoana e atrair um número maior de candidaturas femininas. O primeiro encontro aconteceu em Maceió, reunindo mulheres no bairro do Vergel.

De acordo com o Presidente do DEM Alagoas, José Thomaz Nonô, a ideia é conversar com as mulheres sobre a importância delas na política e como podem contribuir. “Lugar de mulher é na política e política boa é no DEM, é assim que nós pensamos. Queremos que elas sejam militantes, que elas participem ativamente, seja de qual maneira for. É a mulher quem comanda o lar, ela sabe das dificuldades e a participação dela ainda é muito pequena”, disse o presidente. “Nós queremos incentivar isso de todas as formas, esperando que ano que vem tenhamos um número de mulheres bem maior do que temos hoje, concorrendo pelos quadros do Democratas”, completou Nonô.

Além do presidente do Partido em Alagoas, o encontro vai contar com a presença do prefeito da cidade, Pedoca Jatobá (DEM), da presidente do DEM Mulher, vereadora Simone Andrade e da vereadora Aparecida. O próximo encontro acontece no dia 14 de dezembro, em Ipioca.

Hoje, estima-se que 1.291 municípios brasileiros não possuam sequer uma vereadora, e outros 1.963 têm apenas uma mulher eleita para a Câmara Municipal. O projeto do DEM Nacional vai subsidiar as mulheres com informações sobre os desafios da vida pública, fornecer embasamento para melhor instrumentalizar suas campanhas eleitorais, e ampliar o conhecimento das participantes sobre a Legislação Eleitoral.