Brasil

Descubra quantas pessoas têm o seu nome no Brasil e onde elas moram

27/04/16 - 14h45
R7

O IBGE divulgou, nesta quarta-feira (27), junto a um levantamento sobre os nomes da população brasileira, uma ferramenta que permite a pesquisa por palavra. Ao digitar o nome, o internauta obtém informações como o número de pessoas que foram registradas daquela forma, a incidência do nome ao longo das décadas, onde essas pessoas moram entre outros dados. Clique aqui para acessar a ferramenta.

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 31 de julho de 2010, data de referência do Censo 2010. Foram registrados obrigatoriamente o primeiro nome e o último sobrenome de todos os moradores do domicílio e, havendo mais de um morador com primeiro e último nomes iguais, foram registrados os outros nomes que permitissem distingui-los.

As formas variantes dos nomes foram contabilizadas distintamente, conforme registradas na lista de moradores do domicílio no momento da coleta do questionário. Desse modo, nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados isoladamente, com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais como acentos, cedilha, trema e til (por isso os nomes citados estão sem esses acentos).