Maceió

Em greve de 48 horas, servidores fecham portões de campus da Ufal

Redação TNH1 com Assessoria | 27/11/19 - 07h40
Cortesia

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fecharam os portões de entrada do Campus A.C. Simões, no início da manhã desta quarta-feira, 27. Os técnico-administrativos participam de greve nacional de 48h "contra as reformas do governo e o desmonte do Estado", que teve início nesta terça, 26. A decisão foi aprovada na última assembleia do sindicato dos trabalhadores da Ufal (Sintufal).

O objetivo dos técnicos de Instituições Federais de Ensino Superior, segundo nota divulgada à imprensa, é "denunciar as consequências da aprovação da nefasta PEC da reforma da Previdência e dos sucessivos ataques à educação". “O governo novamente foca nos trabalhadores, em especial nos servidores públicos, e envia mais um pacote de maldades ao Congresso Nacional com três Propostas de Emenda à Constituição (PEC)” explica texto divulgado pela Federação Nacional dos Servidores de Universidades Federais do Brasil (Fasubra).

A Fasubra esclarece que “uma das medidas veda o aumento de despesa com pessoal, inclusive o aumento de vantagem, auxílio, bônus, abono, verba de representação e benefício de qualquer natureza” impondo mais arrocho para os servidores federais. Outros dispositivos impedem reajustes salariais, criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título; realização de concurso público; e criação de despesa obrigatória; entre outros.