Maceió

Entenda o que são 'Parklets', novas estruturas que serão instaladas nas vias de Maceió

Redação com Secom Maceió | 07/04/21 - 14h51
Divulgação / Secom Maceió

Os parklets são espaços públicos de uso comum, mais conhecidos como ‘mini praças’, que ocuparão o lugar de vagas ociosas de estacionamentos de automóveis. Nesta quarta-feira (7) a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), anunciou a inauguração de dois parklets em vias públicas da cidade ainda neste mês de abril.

Os equipamentos irão funcionar como áreas contíguas às calçadas de estabelecimentos comerciais. A primeira unidade será instalada na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca, e a segunda, na Rua Dep. José Lages, Ponta Verde.

O secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, informa que somente o projeto de revitalização da antiga Amélia Rosa contempla a construção de dez parklets, que deverão ser concluídos e entregues à população até o final deste ano.

A recomendação do prefeito João Henrique Caldas (JHC) é que os equipamentos sejam implantados na centralidade de todos os bairros da capital alagoana. “Queremos levar melhor estrutura e qualidade de vida para os quatro cantos de Maceió. Os parklets serão mais uma forma da população ocupar espaços públicos a céu aberto com segurança e conforto”, destacou JHC.

A estrutura do espaço é construída com madeira de reflorestamento, dotada de bancos, mesas, floreiras, lixeiras e paraciclos. Os projetos são concebidos pela Sedet, em parceria com a iniciativa privada, que fica responsável pela manutenção do equipamento.

“O parklet é uma tendência mundial que trouxemos para Maceió. A ideia tem sido adotada em diversas cidades como forma de reapropriação de áreas livres e ampliação dos locais de socialização e convívio. As empresas interessadas poderão entrar em contato com a Sedet para requerer a análise da localização pretendida, desde que atendam aos critérios técnicos estabelecidos pela Prefeitura”, explica Tácio.