Esporte

Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016

Disputas acontecem até a próxima terça-feira, dia 5 de julho

30/06/16 - 19h18

Escolas públicas e privadas do interior de Alagoas iniciaram, nesta quarta-feira (30), a fase interregional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Em todo o Estado, 1.822 atletas competirão nas modalidades futebol de salão, handebol, basquete e voleibol para garantir sua vaga para a etapa estadual, que será realizada em Maceió , de 29 de julho a 3 de agosto. 

A Escola Estadual Joaquim Diegues, em Viçosa, sedia até esta sexta-feira (dia 1º) a disputa de 350 atletas oriundos de unidades de ensino da 4ª, 7ª, 10ª e 12ª Gerências Regionais de Educação (Geres), que correspondem, respectivamente às instituições do Vale do Paraíba, Vale do Mundaú, Região Norte e Metropolitana. 

“Ao todo, temos mais de 30 equipes competindo nas modalidades handebol e futebol de salão masculinos e femininos”, calcula o coordenador do Jeal pela 4ª Gere, Natalício Ferro.

Presente às disputas, a gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz, destaca a importância do esporte na formação do jovem. “Por meio dos Jogos, o jovem assimila valores como respeito, cooperação, integração e espírito de equipe. E isso também tem um efeito positivo em sua aprendizagem”, avalia. 

Disputas – As equipes presentes ao evento estavam focadas na competição. Disputando uma vaga no futsal feminino juvenil, as escolas estaduais Izidro Teixeira, de Chã Preta, e Margarida Pugliesi, de São Luiz do Quitunde, têm em comum o fato de treinarem juntas há muito tempo. 

“Trabalho com as meninas desde a época que ainda estudavam no ensino fundamental do município”, conta Davis Eladio, professor da Izidro Teixeira. Já Elton Bruno treina tanto a equipe juvenil do Margarida Pugliesi como a infantil do Demócrito Sarmento, da rede municipal de São Luiz do Quitunde. “As meninas das duas equipes treinam juntas e esperamos bons resultados”, estima Elton. 

Já no juvenil masculino, as escolas estaduais Edite Machado, de Capela, e Maria Antônia, de Matriz de Camaragibe, também se enfrentaram. “No ano passado fomos campeões da regional com o futsal feminino e, este ano, competimos com o masculino. A disputa será acirrada e a equipe que se classificar representará muito bem a nossa região”, diz Nilson Ferreira, técnico da Edite Machado. 

Jacira Ricardo, diretora da Escola Izidro Teixeira, foi torcer pelas suas equipes. “Acreditamos que o esporte traz valores muito positivos e por isso fazemos questão de incentivá-los a participar de eventos como o Jeal”, conta a gestora. 

Ao final do dia, Maria Antônia e Edite Machado empataram em 1x1, mas a equipe de Capela venceu nos pênaltis por 5x4. Já a equipe da Escola Margarida Pugliesi fez 3x1 na Izidro Teixeira. A disputa do handebol acontece nesta sexta-feira (1º). 

Calendário – Nos dias 4 e 5 de julho, as escolas da 2ª, 5ª e 9ª Geres se reúnem em Arapiraca para a disputa de sua interregional. Nesta mesma data, Palmeira dos Índios sedia a interregional da 3ª, 6ª, 8ª e 11ª Geres. 

Na etapa interregional, passam adiante as escolas que conquistarem o primeiro lugar das categorias masculino e feminino infantis e juvenis das quatro modalidades esportivas em disputa. Os classificados seguem para a etapa estadual, onde buscam a vaga para representar Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude. 

As seletivas serão promovidas apenas para os esportes coletivos. Para as modalidades individuais, a exemplo do judô, atletismo e ginástica rítmica, a disputa acontece diretamente na etapa estadual do Jeal, que ocorre de 29 de julho a 3 de agosto, em Maceió. Nesta mesma época, também serão realizados os Jogos Paralímpicos.

“As inscrições para a etapa estadual do Jeal ocorrem de 6 a 12 de julho, no Ginásio do CDR, no Cepa, e o dia 13 será reservado para a resolução de pendências”, informa Henrique Vilela, coordenador-geral do Jeal.

Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016
Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016
Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016
Escolas do interior de Alagoas iniciam etapa interregional do Jeal 2016