Educação

Estudo de físico de Alagoas ganha capa em revista científica internacional

Ascom Fapeal | 13/11/23 - 17h52
Foto: Divulgação/Fapeal

O trabalho de um pesquisador de Alagoas, que atua na área da física atômica e molecular, ganhou o destaque de “Escolha do editor” e a capa de uma publicação científica de circulação internacional, a Chemical Physics Letters, na edição da primeira quinzena deste novembro.

O professor Vinícius Manzoni é docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Doutor em Física da Matéria Condensada. Seu trabalho tem apoio do Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

O artigo foi publicado no volume 830 de um tradicional periódico científico holandês que circula globalmente. A Chemical Physics Letters surgiu em 1967, e permanece influente em sua área, tendo a classificação A3 em Física, de acordo com o índice nacional Qualis, controlado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação.

O pesquisador acredita que seu experimento ganhou destaque por ser inovador, dentre os estudos de moléculas em meios solventes: “Este comportamento nunca foi descrito teoricamente e mostramos que grande parte dos métodos não conseguem descrevê-lo, e mostramos o que precisa incluir para descrever”, observou.

“Nós utilizamos simulações computacionais e cálculos de mecânica quântica da molécula no meio solvente para descrever o fenômeno observado experimentalmente”, complementou Manzoni.

Realizado em parceria com laboratório da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho tratou de um processo de quebra de simetria molecular, observando que ele só ocorre se o solvente for incluído adequadamente a nível microscópico, utilizando métodos de mecânica quântica e mecânica molecular.

“Portanto, os resultados mostraram que o processo de não pode ser descrito utilizando os modelos mais simples. Este tratamento microscópico do meio é necessário para descrever o processo que é medido experimentalmente. Além da comprovação da eficácia do método para descrever tais fenômenos, questiona a validade de um método amplamente utilizado para descrever espectroscopia molecular em meio solvente”, comentou o cientista.

A espectroscopia serve para caracterizar uma luz ou uma molécula. No caso, a luz interage com o sistema, e este sistema tem uma resposta que, por sua vez, é mensurada.  São co-autores com o professor Manzoni, os pesquisadores Yoelvis Orozco-Gonzalez, do México e, pela USP, Jorge Peon  e Sylvio Canuto.

Os recursos da Fapeal foram empregados em infraestrutura. Atuamente, a Fapeal financia o pesquisador no projeto “Estudo teórico de sistemas moleculares biologicamente ativos e nano-agregados utlizando métodos multi-escala”, um estudo de grande interesse tecnológico por sua capacidade de aplicação na área de sensores orgânicos e biológicos.

Segundo o professor Manzoni, a técnica desenvolvida já está sendo utilizada pelos alunos do curso de Física da Ufal que estão sob a sua orientação e co-orientação. O professor atua na graduação e na pós-graduação em Física, nas disciplinas Mecânica Estatística, Física Atômica e Molecular e Mecânica Analítica, e coordena o curso Bacharelado em Física do Campus A. C. Simões e um laboratório da mesma área de formação.

O artigo pode ser lido na íntegra neste link; mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site da Ufal.