Maceió

Evento gratuito vai ter palestras com foco no tema Economia Criativa e Digital

Ascom Sebrae | 11/11/20 - 08h53
Divulgação

De 17 a 24 de novembro, o Sebrae Alagoas irá realizar uma nova edição do MCZ Play, uma jornada de eventos focados no debate de temas que impactam o futuro dos pequenos negócios. Na edição deste ano, a programação do MCZ Play vai destacar quatro temas: inovação, economia digital, negócios de impacto social e ambiental e economia criativa. As pessoas interessadas em participar do evento já podem fazer inscrição, utilizando o endereço eletrônico bit.ly/MCZPlay2020.

Dentro do tema “Economia Criativa e Digital”, duas palestras merecem destaque: “Por que devemos investir em economia criativa?”, com Leandro Valiati, economista e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no dia 18 de novembro, a partir das 10h, e “Prepare-se para a Lei Geral de Proteção de Dados”, com Gustavo Nobre, CEO na FRLN Advogados, no mesmo dia, a partir das 17h.

Débora Lima, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, adianta que o palestrante Leandro Valiati vai abordar o impacto do setor criativo na economia. “Ele vai tratar sobre aspectos que comprovam que investir em Economia Criativa é rentável em qualquer sociedade. A gente tem uma riqueza histórica aqui no Brasil, mas ainda não consegue explorar isso como outros países já exploram”, afirma.

“Como ele tem essa vivência global, já atuou em diversos países, como a Inglaterra, por exemplo, além de ter trabalhado em várias regiões do Brasil tratando de dados, já que é economista, então ele vai falar um pouco sobre como é importante esse investimento em economia criativa, tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Então, essa palestra vai trazer esse panorama econômico do retorno que a economia criativa pode trazer para a sociedade”, complementa a analista.

Para a gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Áurea de Andrade, o tema “Prepare-se para a Lei Geral de Proteção de Dados” é extremamente necessário para as empresas que precisam se adequar à nova legislação.

“As empresas precisam estar preparadas para cumprirem o que diz a lei e não serem penalizadas. Basicamente, a lei diz que as empresas são responsáveis pelos dados que têm das pessoas de um modo geral, ou seja, as empresas são responsáveis pelos dados dos seus clientes, pelos dados dos seus funcionários e pelos dados dos seus fornecedores também”, informa.

“Cada etapa dessa tem processos e autorizações que as empresas têm que ter. E tudo isso assinado digitalmente, consentido pelo cliente, fornecedor ou funcionário para que a empresa utilize aqueles dados. E mesmo consentindo ela não pode utilizar esses dados para tudo, mas apenas para o que a pessoa liberou. Nessa palestra, o Gustavo vai passar de forma geral essas necessidades, essas obrigatoriedades até porque a gente tem uma consultoria no Sebrae que é feita de forma mais detalhada sobre a LGPD.”, finaliza a gerente adjunta.

Outros eventos

No dia 18 de novembro, dentro da área de Economia Criativa e Digital, a programação do MCZ Play também conta com os eventos “Cultura maker: um jeito ‘mão na massa’ de aprender, com Nicolle Oliveira Alencar, coordenadora de serviços em tecnologia e inovação do Senai, e Hiago Moura, instrutor maker do Senai.

Já no dia 23 de novembro, também dentro da área de Economia Criativa e Digital, acontecerão os eventos “Inovando a oferta turística em Economia Criativa”, com Karina Zapata, empreendedora social e consultora de estratégias de desenvolvimento da economia na perspectiva territorial, e “LGPD para criativos: entenda tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados”, com Milla Pasan, produtora cultural e advogada.