Maceió

Fã de Amado Batista, paciente do HGE recebe surpresa de funcionários e vídeo viraliza; assista

João Victor Souza | 26/02/19 - 18h19
Reprodução

A dona Maria José da Conceição, de 69 anos, está internada no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE) há mais de dez dias e, na última segunda-feira (25), recebeu uma surpresa pra lá de especial promovida por uma equipe do setor de Terapia Ocupacional da unidade de saúde. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (26). 

Assista:

Fã do cantor Amado Batista, dona Maria sofre com dores diárias provocadas pelas queimaduras nas pernas e na barriga por causa de um acidente com água fervente. Porém, para trazer alegria para a paciente, terapeutas ocupacionais tiveram a ideia de usar uma máscara no rosto com a foto do artista e cantar os sucessos do cantor para a admiradora especial.

A terapeuta Thaís Fortes contou para a reportagem do Portal TNH1 que combinou com a acompanhante da paciente e pediu para que ela colocasse a dona Maria sentada na cama para receber a surpresa. "A gente tem que se preocupar com a postura do paciente, por isso falamos para que a dona Maria se posicionasse na cama e aguardasse", disse.

"Ela ficou tão emocionada com a surpresa que não conseguiu nem cantar. Só chorava. E isso foi muito emocionante para a gente também, pois trabalhamos com humanização. Antes da parte funcional, dos treinos diários, das órteses, temos que nos preocupar com o paciente como um todo, com a integralidade dele", acrescentou.

A atitude dos funcionários do HGE contagiou outros pacientes que estavam no Centro de Tratamento de Queimados. "Eles também se sentiram bem, até se levantaram para cantar. Contagiou todo mundo. Os acompanhantes também, e nós trabalhamos o nosso coração, porque somos profissionais e isso mexe muito com a gente", afirmou Thaís.

A terapeuta ocupacional reforçou que a iniciativa teve o objetivo de alegrar a dona Maria, para que ela se sentisse acolhida e fizesse da internação dela um processo menos doloroso após momentos como esse.

"Como tem vários procedimentos todos os dias, alguns acabam sendo dolorosos para os pacientes. Aí o terapeuta ocupacional tem que traçar estratégias para saber como vai trabalhar. Nesse dia específico, ela estava com bastante dor nos membros inferiores e eu não queria trabalhar funcionalidade, e sim o emocional, algo que trabalhasse com a autoestima dela para esquecer um pouco da dor", explicou a terapeuta.

O vídeo foi compartilhado pelo perfil de Instagram do Maceió Ordinário e chegou a mais de 100 mil visualizações em menos de 3 horas.

Dona Maria segue internada em estado estável no setor de queimaduras do HGE com mais 8 pacientes. Apesar de não ter previsão de alta, a paciente continua firme na recuperação e pôde sentir o gostinho de ter  seu ídolo "mais perto" após essa segunda-feira especial no hospital.