Maceió

Faculdade oferece atendimento gratuito sobre a declaração do Imposto de Renda

Mídia Nova | 16/04/21 - 11h14

Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio Alagoas realizam neste sábado (17/04) um mutirão de atendimento sobre a declaração do Imposto de Renda. O atendimento será realizado gratuitamente para a comunidade, pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). O intuito da ação é tirar as principais dúvidas da população e auxiliar no preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que deve ser enviado até o dia 31 de maio. 

O plantão acontece por meio virtual e presencial, seguindo os protocolos de segurança, para tirar as dúvidas dos cidadãos, prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração.  Todas as pessoas que fizerem contatos com o NAF da Estácio em Alagoas conseguirão fazer o kit completo: recibo e comprovante de declaração. Para as pessoas que optarem pelo atendimento remoto, é preciso enviar uma mensagem por e-mail - naf.estaciofal@estacio.br; em seguida, a equipe do NAF retornará o contato e, dependendo do conhecimento e da tecnologia que a pessoa consegue utilizar, a Estácio fará uma chamada via plataforma Teams ou outra tecnologia. 

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio funcionam, remotamente de segunda à sexta-feira, e a equipe é formada por 84 docentes e 260 alunos. Este ano, eles querem bater a meta, que é atender 5 mil pessoas virtualmente, atuando 1.260 horas de atendimentos à comunidade. A novidade deste ano, é que a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021 ou parte dela pode ser doada durante a declaração.   

Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a campanha surgiu por conta de um projeto de extensão da Estácio, que observou o aumento das pessoas que não têm renda e nem recebem auxílio emergencial. Com a iniciativa, os contribuintes vão poder ajudar doando o valor que quiser. Durante a declaração e a confirmação da restituição, cada indivíduo será informado que é possível doar parte de seu dinheiro para o Estatuto do Idoso (Nacional, Estadual ou Municipal) ou se deseja contribuir com o Estatuto da Criança e do Adolescente (também com três esferas: Nacional, Estadual ou Municipal).