Maceió

Famílias de pacientes denunciam ar condicionado quebrado na UTI do HGE

08/04/19 - 15h37

Familiares de pacientes que estão internados na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, denunciaram à reportagem do Portal TNH1, nesta segunda-feira (08), que o ar condicionado do setor estava quebrado, o que provoca o desconforto dos pacientes e deixa o ambiente ainda mais insalubre.

Segundo familiares dos pacientes, que preferiram não se identificar, o número de visitantes no setor foi reduzido, nesse domingo, de dois para um por paciente,  assim como o tempo de visita, que passou de uma hora para 15 minutos.

"Pacientes com febre, suando muito, e um calor insuportável. Vale lembrar o risco de infecção, pois as piores bactérias estão na UTI", disse o familiar de um paciente.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhores em Seguridades Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev), que confirmou que, ao menos nos setores de área amarela e vermelha do HGE, o funcionamento dos aparelhos apresentou necessidade de reparos. “Quando acontece isso, é geral, já que é uma central. E na falta de um serviço adequado, prolifera mesmo as bactérias”, disse a diretora do sindicato, Valda Lima.

A assessoria de comunicação da unidade de saúde informou, por meio de nota, que o hospital realiza uma manutenção do chiller, equipamento que tem a função de refrigerar a água que circula pelo ar condicionado. Por isso, o funcionamento apresenta instabilidade, mas deve ser restabelecido o mais rápido possível.

Leia na íntegra:

“A gerência do Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que está realizando a manutenção do chiller da central de ar condicionado, substituindo uma das peças do equipamento. Por esta razão, o funcionamento da central de ar condicionado está passando por instabilidades, mas, sua capacidade deve ser restabelecida gradativamente, o mais rápido possível”.