Maceió

Famílias protestam contra a demolição de barracos no Dique Estrada; veja vídeo

Eberth Lins | 29/07/21 - 12h48
Famílias questionam o valor do benefício aluguel social e também a transferência para residenciais do Benedito Bentes | Foto: Maria Maciel / TV Pajuçara

Nesta quinta-feira (29), moradores da comunidade Sururu de Capote, na orla lagunar, fecharam a principal via do Dique Estrada em protesto contra a demolição de barracos, parte do plano de realocação de famílias executado pela prefeitura. Eles questionam o valor do benefício aluguel social, que é disponibilizado pelo município, e também a transferência de famílias para residenciais no bairro Benedito Bentes, na parte alta da cidade.

Veja vídeo:

O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Carlos Jorge, esteve no local e conversou com manifestantes, ficando acordado que uma reunião entre as famílias e a Prefeitura será realizada para tratar do impasse. "O trâmite para a realocação está sendo feito por meio de uma parceria entre a Semas e a Habitação considerando o diagnóstico de cada família", disse o secretário.

Com o entendimento, a via começou a ser liberada. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para a ocorrência.

Procurada, a Prefeitura informou que as demolições de barracos desocupados na orla lagunar acontecem após cadastramento e conscientização dos moradores para dar continuidade às obras do Residencial Parque da Lagoa, que vai beneficiar mais de 7 mil pessoas da orla lagunar. 

"Mais de 200 famílias já foram beneficiadas com uma unidade no residencial Oiticica 1, no Benedito Bentes. As demais estão sendo atendidas pela Assistência Social, com inclusão em programas socioassistenciais até que sejam beneficiadas com uma unidade habitacional", trouxe um trecho da nota.