Maceió

Feira de jovens empreendedores apresenta produtos confeccionados em curso profissionalizante

Camilla Bibiano* | 22/02/19 - 14h29

A Junior Achievement, organização juvenil sem fins lucrativos, traz à Maceió a Feira de Miniempresas, que ocorre no Maceió Shopping nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), das 9h às 22h. A ação é promovida pela organização junto com alunos das escolas Sesi, Senai e EBED. 

O programa de profissionalização dos alunos tem duração de três meses, em que os estudantes estudam e pesquisam que tipo de produto quer produzir, a criação da marca e da empresa. O projeto é mentorado por voluntários e de iniciativa privada. 

Segundo a presidente da Junior Achievement de Alagoas, Junara Camargo, a Feira de Amostra só acontece pelo apoio dos empresários. 

“Todo o projeto tem apoio da rede privada. Os empresários abraçam a ideia e possibilitam uma transformação profissional desses jovens que são carentes de profissionalismo. Eles saem com uma experiência adquirida.”, relata. 

O produto final é exposto e comercializado na feira e tudo é produzido pelos alunos. “A gente se inspira nas feiras de ciências que os colégios costumavam fazer. Aqui eles podem ter uma experiência ainda mais completa, por participar de todo o processo de desenvolvimento do produto e da empresa”, explica Junara. 

São três miniempresas participantes da feira, a EcoSup S.A, Manutilidade S.A e SustenCoco S.A, que trazem produtos como suporte para canos e vasos de plantas feitos com cimento e cascas de sururu. 

Os jovens empreendedores participantes são do Núcleo de Ex-Achievers Alagoas (NEXA), com média 25 alunos em cada miniempresa, onde eles escolhem em qual departamento da empresa querem atuar. 

Após a feira será realizada uma reunião de caixa e finalização para um balanço da ação. Os alunos ainda irão ter uma formatura de conclusão do curso. 

O novo ciclo de 2019 irá ter início em abril e para participar as escolas precisam entram em contato com a organização do projeto. 
 

*Estagiária sob supervisão da editoria