Maceió

Fiscalização orienta ambulantes e permissionários na orla de Maceió

Secom Maceió | 27/07/20 - 13h41
Alberto Jorge / Ascom Semscs

No sábado (25) e domingo (26), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu continuidade ao trabalho realizado durante toda a semana junto aos ambulantes e permissionários da orla marítima da cidade. Desde a segunda-feira (20), data em que Maceió entrou na Fase Amarela do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado – quando o risco é considerado moderado – a fiscalização tem marcado presença diária na orla, orientando e ensinando sobre a nova dinâmica na areia em decorrência da pandemia.

Alguns banhistas também foram orientados. “Estava sem vir à praia esse tempo todo e me preocupei como seria, mas está tudo organizado e espero que continue assim. Eu também estou tomando todos os cuidados”, comenta a comerciária Stéfanny Ferreira, que aprovou a organização dos ambulantes.

“Neste período, estamos fazendo um trabalho de cunho educativo para instruir os ambulantes como montar seu mobiliário de praia respeitando o distanciamento social. Para isso, estamos apresentando o protocolo Experimente Maceió, que trouxe regras e metragens. Nós fizemos algumas medições, tiramos dúvidas e orientamos como fazer a montagem”, explica a coordenadora de Fiscalização de Comércio de Ambulantes e Permissionários, Renata Keyla Amorim.

A coordenadora explicou que a área de ocupação por equipamentos foi reduzida para poder garantir o distanciamento de cada kit praia, que é o conjunto formado pelo sombreiro e quatro cadeiras de praia. Além disso, é necessário manter a distância entre si, respeitando os corredores livres de passagem também. Outras orientações foram sobre higienização, uso correto de máscaras, preferência pelo pagamento eletrônico, limpeza dos equipamentos e uso do álcool 70 por cento, entre outros.

“Tiramos algumas dúvidas e percebemos que muitos estavam preocupados se iriam perder os pontos de trabalho; outros estavam preocupados como manter segurança para eles mesmos e os clientes. É importante clamar para que a população também respeite o protocolo e auxilie os ambulantes para que eles possam retornar às suas atividades de forma segura”, alerta a coordenadora.

Orientações

O protocolo Experimente Maceió estabelece que permissionários e prestadores de serviço devem tomar medidas como: padronizar os equipamentos utilizados pelos ambulantes; obedecer um distanciamento mínimo de três metros entre cada kit praia (conjunto de mesas, 4 cadeiras e sombreiro); ocupar área de 3 m x 3 m (três metros por três metros) por cada kit praia; estabelecer área livre de circulação de 5m (cinco metros) entre cada módulo de mesas, cadeiras e ombrelones (formado pelo ponto de apoio e kits praias); delimitar “zonas livres” com 20 metros de areia livre para uso dos banhistas.

Além disso, deve: reduzir o mobiliário de praia na faixa de areia, por ponto de apoio, a 15 (quinze) kits, em carrinho padronizado; higienizar e sanitizar diariamente seus mobiliários e equipamentos sempre que mude o usuário; priorizar a utilização de máquinas com cartão para pagamento ao invés de utilizar cédulas e higienizá-las, sempre, após cada uso.

Os quiosques e bancas de revista não podem usar mesas, cadeiras, bancos e similares. Barracas, mixes e quiosques devem cumprir as medidas recomendadas para bares e restaurantes. O uso da máscara sobre o nariz e a boca continua obrigatório para todos.

Todas as orientações estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.experimentemaceio.com.br/

Não Pode

Permanece proibido na orla, praças e parques do território municipal, até o dia 31 de julho: a prática de atividades físicas ou esportivas coletivas; atividades físicas orientadas por professor de educação; utilização de parques infantis, brinquedos, campos e quadras,aparelhos de ginástica, academias ar livre e demais equipamentos emobiliários de uso coletivo.

Orla Presente

A Semscs criou o Programa Orla Presente para auxiliar na fiscalização na orla da capital. A primeira etapa de trabalho foi o ordenamento do Domingo de Lazer, realizado antes de ser decretado estado de calamidade em saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além de ter, também, uma atenção especial a pessoas em situação de vulnerabilidade social, outros projetos devem ser implantados dentro deste programa.

Com a retomada das atividades na orla, a segunda etapa consiste no reordenamento da faixa de areia e calçadão da orla marítima. Além da integração entre os setores internos da Secretaria, como a fiscalização de posturas e a Bike Patrulha – da Guarda Municipal -, o Programa tem contando com os parceiros institucionais: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Militar (PMAL), Programa Ronda no Bairro, Operação Policial Integrada Litorânea (OPLIT), e o grupamento aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP).