Maceió

Governo divulga data de inauguração da UPA do Jacintinho e outras duas unidades de saúde

Agência Alagoas | 15/07/19 - 07h33
A estrutura física da UPA do Jacintinho, que fica na avenida Juca Sampaio, está concluída e receberá seus equipamentos nos próximos dias | Agência Alagoas

Três unidades públicas de saúde devem começar a funcionar até o mês de outubro em Maceió. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (13) pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante visita técnica às instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jacintinho, em Maceió.

De acordo com o governador Renan Filho, pelo cronograma de entregas, a UPA do Jacintinho será inaugurada no mês de agosto. A estrutura física da unidade, que fica na avenida Juca Sampaio, no trecho do Ladeirão do Óleo, nas proximidades da AL-101 Norte, está concluída e receberá seus equipamentos nos próximos dias.

No mês de setembro, será inaugurado o Hospital da Mulher, e no mês de outubro, deve ser inaugirada a UPA do Tabuleiro do Martins.

“A UPA do Jacintinho está 100% concluída. Estamos fazendo a vistoria final para, nos próximos dias, trazer os equipamentos. Uma parte deles já chegou e o restante está a caminho. Também vamos trabalhar para iniciar a construção da UPA da Chã da Jaqueira”, declarou o governador.

De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a UPA do Jacintinho é a primeira no Estado construída com recursos próprios, da ordem de R$ 5 milhões. A unidade, do tipo 3, tem 1.380 metros quadrados de área construída e terá capacidade para mais de 300 atendimentos diários em urgência e emergência, totalizando cerca de 10 mil por mês.

Contratação de pessoal

Segundo Renan Filho, a contratação do pessoal que vai atuar nas novas unidades será feita por meio de organizações sociais. "Para o Hospital da Mulher, nós vamos divulgar nos próximos dias um processo seletivo simplificado para selecionar a primeira equipe que vai trabalhar. Estamos trabalhando para, na inauguração do hospital, lançar o concurso público para a Saúde, que é um compromisso que eu tenho com o cidadão e nós vamos cumprir”, antecipou.

Segundo o governador, Maceió também deverá receber em breve outro modelo de unidade de saúde voltado para a área da atenção básica, cujo edital foi publicado na edição de sexta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. “Vamos ter outra novidade, as clínicas da família, que vão colaborar para a ampliação do serviço de atenção básica na capital”, lembrou Renan Filho. As clínicas da família deverão atuar como porta de entrada para casos de baixa complexidade em áreas estratégicas da capital, desafogando o atendimento, mas UPAs e no Hospital Geral do Estado (HGE).