Maceió

Governo inicia por Maceió o processo de reestruturação das Guardas Municipais em Alagoas

Agência Alagoas | 09/09/20 - 14h05
Márcio Ferreira / Agência Alagoas

O governador Renan Filho assinou, na manhã desta quarta-feira (09), o termo de doação de armas à Guarda Municipal de Maceió. A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira. Os 151 revólveres doados pertenciam à Polícia Civil de Alagoas.

Renan Filho afirmou que a doação dá início a um amplo processo de reestruturação das Guardas Municipais em Alagoas, por meio de parcerias que serão firmadas com as prefeituras, inicialmente em cidades do interior que já possuem Centros Integrados de Segurança Pública (CISP).

“Vamos oferecer equipamentos a outras Guardas Municipais em Alagoas e trabalhar na qualificação profissional, integrando os esforços para que a gente amplie as chances de atingir, cada vez mais, melhores resultados na Segurança Pública em todo o estado”, destacou o governador, ao lado do prefeito de Maceió.

Rui Palmeira informou que 100 integrantes da Guarda Municipal já estão aptos a utilizar os armamentos doados pelo Governo do Estado, graças a uma parceria com a Polícia Federal (PF), que capacitou os agentes.

“Quero agradecer ao governador Renan Filho pela doação. São armamentos que estão em ótimo estado de conservação e serão muito bem utilizados pela nossa Guarda Municipal. Para utilizar a arma de fogo, o guarda passa por uma qualificação rigorosa”, destacou o prefeito de Maceió.

Cisp

Renan Filho anunciou, durante a solenidade, que Maceió será contemplada com a construção de dois Centros Integrados do tipo 3, nas partes alta e baixa da capital. Estruturalmente, essas unidades são maiores e mais abrangentes em comparação aos Cisps 1 e 2. Os novos equipamentos integram, além das polícias Civil e Militar, os serviços do Corpo de Bombeiros (CBM) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O governador informou, ainda, que a Caixa Econômica Federal já aprovou o projeto de construção, cujos recursos, da ordem de R$ 27 milhões, estão garantidos por meio de emenda de bancada do senador Renan Calheiros e do deputado federal Isnaldo Bulhões.

“Esse projeto foi selecionado e avaliado pelo Ministério da Justiça como o melhor na área da Segurança Pública do país. Isso pra gente é algo bastante significativo e eu espero, nos próximos dias, publicar a licitação para começar a construção do Cisp 3 de Maceió ainda este ano”, acrescentou.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Enio Bolivar; o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira; o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins; o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Antônio Souza; dentre outras autoridades.