Maceió

Grupo bloqueia AL-101 Norte para cobrar melhoria no saneamento básico em Guaxuma

TNH1 | 19/11/20 - 08h45 - Atualizado em 19/11/20 - 10h53
Cortesia

O grupo formado por moradores do bairro Guaxuma protestou no início da manhã desta quinta-feira, 19, e bloqueou parte da AL-101 Norte, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para os problemas de saneamento básico na região.

Segundo informações da polícia, os manifestantes fecharam o trecho da via por volta de 6h, com faixas e cartazes com frases com cobranças aos órgãos competentes. O trânsito voltou a fluir normalmente após as 7h, quando a pista foi liberada.

"Esperamos providências, todo mundo está sendo prejudicado com isso, essa carniça não é nossa", disse um morador ao destacar a presença de esgoto a céu aberto.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) informou por meio de nota que tem levado os serviços de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação para diversas ruas, incluindo as do bairro. Leia a nota abaixo:

"A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que tem levado serviços de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação para diversas ruas da Região Norte de Maceió, incluindo Guaxuma. O acúmulo de água e esgoto registrado na AL-101 Norte não foi provocado por nenhuma ação de infraestrutura do Município. A Seminfra ressalta que as obras executadas na localidade irão solucionar este problema, porém somente após a finalização dos serviços de implantação do sistema de esgotamento sanitário na região. O órgão municipal informa ainda que acordou com o Governo do Estado para que, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelas obras de drenagem na duplicação da AL-101 Norte, sejam feitas intervenções  para resolver temporariamente o problema até que as obras da Prefeitura de Maceió sejam finalizadas na região", informou por meio de nota. 

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fez a segurança durante a manifestação.