Maceió

Guia do IPTU 2021 pode ser emitida pela internet

Secom Maceió | 02/03/21 - 15h35

Os contribuintes maceioenses já podem efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 por meio de uma guia de pagamento diretamente no site da Prefeitura de Maceió – www.maceio.al.gov.br – no menu IPTU 2021. Para ter acesso ao guia, basta informar o número de inscrição do imóvel no espaço solicitado e imprimir o documento. Os carnês do IPTU deste ano também estão sendo entregues pelos Correios.

É possível pagar o tributo em cota única com desconto de 10% até o dia 31 de março, ou optar pelo parcelamento em até 10 vezes, sem desconto. Para os casos de pagamento parcelado, o valor mínimo é de R$ 30,00 e o vencimento é sempre no último dia útil de cada mês. Nesta opção, a primeira parcela, assim como no caso da cota única, vence no dia 31 de março.

De acordo com dados da Arrecadação da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o IPTU representa mais de 20% da receita própria do município e a expectativa de arrecadação para este ano gira em torno de R$120 milhões.

“O IPTU é um dos principais tributos municipais. O papel da gestão municipal é transformar o valor arrecadado em melhorias na cidade, devolvendo à população sua contribuição em forma de investimentos na Saúde, Educação, Esporte, Lazer, Infraestrutura, entre outros”, destacou o secretário municipal de Economia, João Felipe Borges. “Só a união da população, cumprindo com suas obrigações fiscais e legais, e da administração pública, com seu corpo técnico, planejando e executando ações, fará o desenvolvimento local acontecer com inclusão, geração de trabalho e renda, e qualidade de vida.”

O reajuste deste ano foi de 3,14%, baseado no índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para definir o valor do IPTU, são levados em consideração, além do IPCA, critérios como área construída do imóvel, padrão construtivo, localização, entre outros.

Débitos Anteriores

Débitos de IPTU podem gerar protesto da dívida ativa, cobranças judiciais e penhora de valores em conta corrente ou mesmo do próprio imóvel sobre o qual recai a dívida. Os débitos podem ser negociados a qualquer momento por meio do portal de serviços da Prefeitura www.online.maceio.al.gov.brou de atendimento presencial por agendamento que deve ser feito no mesmo portal.