Maceió

Homem é preso por maus-tratos quando arrastava cão da raça pit bull no Mutange

O animal, da raça pit bull, sofreu ferimentos nas patas; o homem só foi detido graças a uma pessoa que viu a cena e chamou a atenção de populares

Redação TNH1 | 24/01/20 - 15h24
Cortesia/IMA

Na tarde desta sexta-feira (24), um homem, de identidade não revelada, foi flagrado, na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, em frente ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), maltratando um animal, um cachorro da raça pit bull.

De acordo com informações passadas pela assessoria de comunicação do IMA, o homem carregava o cachorro desde o bairro do Tabuleiro até o Mutange. Cansado, o animal não suportou mais andar, possivelmente pelos ferimentos nas patas e pela alta temperatura do solo, e passou a ser arrastado pelo homem.

Uma senhora que passava no momento viu a cena e chamou a atenção dos funcionários IMA, cujos agentes detiveram o homem e chamaram a polícia.

O animal foi acolhido pela Comissão de Bem-estar Animal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e encaminhado para tratamentos em uma clínica veterinária.

“Eu falei com o policial na hora e disse que eles não levariam o animal pra delegacia, que ele seria tratado, e quem tinha que ir para delegacia era o agressor. Ele acatou e entregou o animal ao veterinário para ser cuidado. O agressor foi direcionado para a Central de Polícia para lavrar o TCO”, destacou a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo.

Além dos maus-tratos, foi verificado que o animal possuía mutilações em suas orelhas, prática proibida desde 2012, segundo contatou Rosana Jambo.

"O animal tem sinais de conchectomia, que é o corte de orelha, que já está proibido e não pode ser realizado em animal nenhum. São procedimentos vetados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Então, o agressor vai ter de dizer quem fez o procedimento, pois isso envolve o profissional de veterinária. Isso também é sinal de maus-tratos", destacou. 

O agressor foi encaminhado para a Central de Polícia, pelos agentes do 4° Batalhão de Polícia Militar, para os devidos procedimentos.

Veja vídeo: