Maceió

Hospital Arthur Ramos se descredencia da rede Unimed; veja como ficam atendimentos

João Arthur Sampaio | 03/08/24 - 11h05
Divulgação

O Hospital Memorial Arthur Ramos rescindiu o contrato de prestação de serviços com a Unimed Maceió. A informação foi divulgada em um comunicado no site do plano de saúde, repassando que a decisão teria sido unilateral da atual gestora da instituição, a Rede D’Or, nessa sexta-feira (02).

A Unimed informou que, após ser surpreendida, entrou na justiça, para garantir a manutenção dos atendimentos aos beneficiários. No entanto, a liminar foi revogada o que fez com que a Rede D’Or encerrasse a parceria, já a partir da próxima segunda-feira (05).

“Reafirmamos nosso compromisso em garantir a qualidade da assistência médico-hospitalar a nossos beneficiários e estamos providenciando medidas urgentes para contornar essa situação”, consta a nota da Unimed. 

No comunicado, ainda foram destacados alguns pontos sobre o término do credenciamento. Confira abaixo:

  • O término do credenciamento não afetará os pacientes atualmente internados naquela unidade hospitalar;
  • O atendimento de urgência e emergência continua disponível aos nossos clientes no Hospital Unimed e na rede credenciada: Santa Casa, MedRadius, Hospital Veredas e também pelo aplicativo Conexa Saúde;
  • Os procedimentos cirúrgicos agendados no HMAR devem ser alinhados entre pacientes e médicos assistentes;
  • Os beneficiários com exames agendados na unidade contam com a rede credenciada para nova marcação, e, em caso de dificuldade, podem nos contatar pelo telefone 2121 1600.

Hospital se pronuncia sobre descredenciamento - O TNH1 entrou em contato com o Hospital Memorial Arthur Ramos, que se manifestou durante a tarde deste sábado. Leia a nota na íntegra:

"COMUNICADO AOS PACIENTES UNIMED MACEIÓ 

O Hospital Memorial Arthur Ramos informa que, a partir de segunda feira, 05 de Agosto de 2024, não mais atenderá os beneficiários da operadora Unimed Maceió. 

A decisão de encerrar o vínculo com a Unimed Maceió ocorre após suportarmos por diversos meses uma pesada inadimplência desta operadora, que por vezes alcançou até mesmo exorbitantes 40% do valor devido, patamares esses que inviabilizam não apenas  o atendimento dos próprios beneficiários da Unimed Maceió, como também colocam em risco o bom e correto atendimento dos milhares de outros beneficiários de todas as demais operadoras e seguradoras que são diariamente acolhidos no Hospital Memorial Arthur Ramos. 

Ressaltamos que ao longo dos ultimos 12 meses buscamos exaustivamente alternativas e propostas de saneamento das enormes pendências financeiras que permitissem a continuidade do nosso atendimento — que é a essência da nossa razão de existir, ou seja, atender a beneficiários de seguradoras e operadoras, tal como a Unimed Maceió— contudo, lamentavelmente, não foi possível chegar a um acordo com a Unimed Maceió neste sentido. 

Independentemente da rescisão, informamos que os pacientes Unimed Maceió presentemente internados em nossa unidade ou em cuidados continuados terão o nosso compromisso de manutenção dos seus respectivos tratamentos e cuidados. 

Reafirmamos nosso empenho, foco e dedicação na prestação de serviços a todos aqueles necessitarem de cuidados a saúde com qualidade, segurança e resolutividade, em linha com a expectativa e preferência que a população Alagoana sempre nos agraciou. 

Seguimos atendendo todos os demais planos de saúde credenciados.

A Direção".


A Unimed também emitiu comunicado. Veja a seguir:

"A Unimed Maceió estranha e refuta as afirmações sobre inadimplência feitas pela Rede D’Or/HMAR. Os pagamentos dos serviços prestados pelo Hospital Arthur Ramos aos beneficiários Unimed são feitos mensalmente e sem atrasos, dentro dos valores pactuados entre as partes, assim como ocorre para toda nossa rede credenciada.

Reforçamos nosso compromisso com a garantia de atendimento médico aos nossos clientes e continuamos abertos para buscar uma convergência, desde que haja transparência e diálogo".