Gente Famosa

Humorista surpreende com antes e depois de enxugar 12 kg

28/07/18 - 07h33
Reprodução / Instagram

Quem acompanha Tirullipa nas redes sociais deve ter notado as transformações físicas pelas quais o humorista passou nos últimos tempos. Ao todo, foram 12 kg eliminados em quatro anos, graças a uma adequação alimentar e atividades físicas complementares.

Nos últimos seis meses, a mudança foi ainda mais intensa: após uma lesão física que o fez reganhar parte do peso, o comediante pegou firme nos exercícios e secou os 6 kg extras.

Antes e depois de Tirullipa

Para comemorar a superação, Tirullipa divulgou uma montagem no Instagram comparando o corpo atual com o antigo 

Em conversa com o VIX, o personal trainer Dalmo Costa Lima, responsável pela consultoria Dalmoteam e um dos profissionais que supervisionam o artista, detalha o processo de emagrecimento feito com ele.

Para perder os 12 kg, Tirullipa adequou sua alimentação a uma dieta low carb. Esta categoria de dieta consiste na redução no consumo de carboidratos e aumento na ingestão de proteínas e gorduras benéficas à saúde - caso das oleaginosas, óleo de coco, abacate e gordura animal.

O método promove o emagrecimento rápido ao mesmo tempo em que mantém o corpo saciado, deixando a fome sob controle. Porém, requer cuidados ao ser adotado - e nem todo mundo pode seguir.

Quem apresenta problemas cardíacos, osteoporose, comprometimento do fígado ou rins, intestino preso, metabolismo lento ou rotina de atividades físicas enquadram-se no grupo de pessoas que devem evitar a dieta low carb.

ATENÇÃO

Este plano alimentar oferece riscos aos grupos citados, uma vez que alimentos com grande fonte proteica costumam ser ricos em gordura (prejudicial a cardiopatas);

O consumo em excesso de proteínas aumenta a excreção de cálcio (ruim para quem sofre de osteoporose);

A alimentação rica em proteínas exige mais do trabalho de fígado e rins;

Carboidratos fornecem energia ao corpo e, sem eles, o organismo fica cansado com mais facilidade na prática de exercícios;

Alimentos com alto teor de proteínas não costumam ter muita fibra (importante para quem tem intestino preso) e organismos com metabolismo lento tendem a ganhar peso com facilidade logo após o fim da dieta.

A dica para saber se o seu corpo vai se adaptar ou não à dieta ou se pode segui-la é consultar um especialista para pedir informações e fazer uma avaliação.

Truque para não sair da dieta

Lima conta que, por conta das constantes viagens feitas a trabalho, é muito difícil que Tirullipa mantenha uma alimentação fixa. “Ele viaja demais. Às vezes, acorda na hora do almoço, é difícil ter uma rotina.”

Entretanto, alguns itens são presença marcada na vida do ator. É o caso do peixe. "Ele gosta muito. Leva sempre o atum na mala dele. É viciado naquelas latinhas de atum.”

Por se tratar de uma fonte de proteína pouco calórica e rica em ômega-3, um tipo de gordura benéfica à saúde, o atum enlatado é uma excelente opção de lanche intermediário para quem não tem tempo de se programar.

TREINO

Atualmente, o treino de Tirullipa consiste basicamente em exercícios para hipertrofia da musculatura corporal e fortalecimento dos membros inferiores. “Até por conta da lesão. Ele tem acompanhamento da fisioterapeuta”, conta Lima.

Outra atividade de grande agrado a Tirullipa é o futevôlei. “Virou a paixão dele. É quando ele faz o aeróbico, porque dificilmente ele fica em esteira. Em qualquer cidadezinha que ele está, ele corre para fazer o futevôlei dele.”