Maceió

Idosa resgatada na Jatíuca está em estado grave; instituição se oferece para acolhê-la

Eberth Lins | 13/08/21 - 11h34
A idosa foi socorrida ao hospital após denúncia de abandono exibida na TV Pajuçara | Foto: Cortesia / SSP

A idosa de 101 anos, Maria Izabel de Jesus dos Santos, encontrada em condições subumanas em uma casa alugada no bairro Jatiúca, em Maceió, está internada em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche da Barra. Mas logo que possível, a centenária será acolhida em uma unidade da Casa de Ranquines, instituição filantrópica e religiosa que oferece assistência para idosos sem família na capital alagoana. Maria Izabel foi socorrida ao hospital após denúncia de abandono exibida no Cidade Alerta, da TV Pajuçara/ Record TV.  A boa notícia foi confirmada nesta sexta-feira, 13, pela direção da instituição. 

O HGE informou em boletim médico que ela está sendo cuidada por uma equipe multidisciplinar da Área Amarela e que ela foi admitida com lesão na perna direita, com infecção. O Serviço Social do hospital também pede para que familiares da idosa procurem o hospital ou entrem em contato por meio do telefone (82) 3315-3285. 

Cega, com perda quase total da audição e problemas de locomoção, a idosa vivia em uma casa sem estrutura e dependia da caridade de vizinhos, que se revezavam para oferecer alimentação, remédios e cuidados de higiene. Segundo relatos à reportagem, recentemente ela teve uma piora e estava há cerca de 30 dias prostrada em uma cama.

Esperança de dias melhores - Mesmo sem previsão de alta médica, a certeza de que os dias de abandono de Maria Izabel ficaram no passado já é uma realidade.  O TNH1 conversou com a administradora da casa, irmã Margarida, que disse já está organizando o espaço para receber a idosa. "Estamos cientes de todos os problemas de saúde dela, mas aqui ela será amada e cuidada. Nossa missão é cuidar com amor de cada um que o Senhor nos confiar", disse a religiosa.

A unidade onde Maria Isabel será acolhida fica no Benedito Bentes, na parte alta da cidade, e já cuida de outros nove idosos. Todos eles viviam em condição de abandono até chegar ao abrigo. "Vamos acomodá-la em um quarto com outra idosa acamada para que ela tenha mais privacidade e condição de descanso. Aqui cuidaremos para que ela tenha respeito e dignidade", acrescentou irmã Margarida.

Como ajudar a Casa de Ranquies - Para oferecer cuidados aos acolhidos, a Casa de Ranquines conta com alguns trabalhadores remunerados por meio de projetos e voluntários, a maioria religiosos. A instituição conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e recreadores.

É possivel colaborar com o projeto fazendo doações no PIX: 34.594.222/0001-00, ligando nos telefones (82) 3326-2089 / 3374-6175 e 9 9984-1225 ou buscando mais informações no site casaderanquines.org.

Drama de dona Maria Izabel emocionou alagoanos

A situação de total abandono de dona Maria Izabel chocou os vizinhos que a ajudavam, e emocinou a todos que assistiram ao seu drama pelo Cidade Alerta Alagoas. Nas redes sociais, internautas se revoltavam e lamentaram o sofrimento da idosa. 

Nem mesmo o apresentador do programa, Edson Moura, se conteve. Em mais uma reportagem sobre o caso, após ouvir de um especialista quais as penalidades que um familiar pode sofrer em caso de abandono de idoso, ele não se conteve e acabou se emocionando. Assista