Maceió

Idosos a partir de 79 anos começam a ser vacinados na segunda-feira em Maceió

João Victor Souza | 26/02/21 - 11h03

Os idosos a partir de 79 anos vão começar a ser vacinados em Maceió nesta segunda-feira, 1º de março. A informação foi confirmada pelo prefeito JHC (PSB) em publicação no Instagram, no fim da manhã de sexta (26). A ampliação da imunização acontece depois de a capital receber mais 7.200 doses da vacina Astrazeneca e 2.620 da Coronavac.

JHC também confirmou um novo local de vacinação, o Papódramo, no bairro do Vergel do Lago. Os outros espaços seguem: drive-thru no estacionamento de Jaraguá e os Shoppings Pátio, no Benedito Bentes, e Maceió, em Mangabeiras. A imunização vai ocorrer das 10h às 16h.

Os usuários devem apresentar um documento com foto e CPF para receber a aplicação da dose da vacina. Maceió conta com cerca de 7.752 idosos, a partir de 79 anos, que deverão ser imunizados em sua totalidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou que vai continuar, na segunda-feira, com o cronograma de vacinação, iniciado na última quinta-feira (25), para profissionais de saúde da rede municipal que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e nos 4º, 6º e 7º Distritos Sanitários.

Ao término dessa etapa, a SMS pretende estender a vacinação para novos grupos de trabalhadores.

Cadastro dos acamados

Os idosos acamados que têm 79 anos ou mais já podem realizar desde quinta-feira (25) o cadastro para recebimento da vacinação em casa. O cadastramento está ocorrendo das 8h às 17h, por meio do telefone 3312-5589 e do e-mail acamados79mais@sms.maceio.al.gov.br.

Para validar o cadastro é necessário informar nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável do usuário. Caso alguma das informações não seja apresentada o cadastro não será validado.

O serviço é exclusivo para os usuários de 79 anos ou mais que não podem se locomover até uma unidade de saúde. A vacinação deste público terá início assim que as novas doses da vacina estiverem disponíveis para imunização desta faixa etária. Todos os idosos cadastrados nas outras etapas já receberam a vacina em casa.

A previsão é que a nova fase que imunizará idosos com 79 anos ou mais começará na próxima semana, assim que a Secretaria de Estado da Saúde destinar os imunizantes ao Município. Data e locais para a vacinação do público que não é acamado serão divulgadas assim que a Secretaria Municipal de Saúde tiver as definições de quantitativos e dia de recebimento das doses.