Maceió

IMA multa e embarga mineração irregular após denúncia

Assessoria | 12/03/21 - 19h19

O uso de smartphones no cotidiano desempenha várias tarefas, inclusive o de reportar infrações ambientais, assim através do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), o IMA Denuncie.  Fiscais do órgão atenderam a solicitação popular de extração irregular de areia no município de Rio Largo. O empreendimento foi multado em R$ 34.670,59 e embargado até segunda ordem.

A denúncia no aplicativo, sempre anônima, relatava que a extração está comprometendo as margens do Rio Mundaú. A geolocalização, ponto de referência e imagens anexadas pelo denunciante colaboraram os fiscais a fazer o atendimento da solicitação.

Foi constatado que o empreendimento estava funcionando sem licença ambiental, infração considerada grave conforme a lei 6.787/06, acarretando multa e embargo.

IMA Denuncie

O aplicativo é a principal fonte de denúncias para o órgão ambiental fazer o levantamento de alvos em todo o estado de Alagoas. O download é gratuito para Android e iOS, em suas respectivas lojas virtuais.

O funcionamento é simples e intuitivo, necessitando apenas incluir o tipo de crime ambiental, descrição, endereço e, se possível, imagens. O anonimato é garantido, pois não é necessário fornecer nenhum dado pessoal.