Maceió

Imagens de drones feitas neste sábado mostram aumento de rachaduras na mina 18; veja comparativo

Theo Chaves | 02/12/23 - 10h51
Charles Northrup/TV Pajuçara

Novas imagens feitas pelo drone da TV Pajuçara, neste sábado (2), na região onde fica localizada a mina 18, da Brakem, no Mutange, mostram que houve um aumento significativo nas rachaduras sobre a superfície da mina. O registro (veja mais abaixo), feito por volta das 8h30 da manhã de hoje, ainda mostra um novo avanço da Lagoa Mundaú sobre uma via que dá acesso ao posto de mineração desativado pela Braskem.

Nessa sexta-feira (1º), o drone da TV Pajuçara já havia capturado novos detalhes da superfície da mina 18. As imagens, feitas às 16h30 da tarde de ontem, já mostravam o começo do avanço da Lagoa Mundaú sobre a superfície. A diferença do registro entre os vídeos de ontem e deste sábado é de aproximadamente 16 horas. 

Veja, abaixo, o comparativo das duas imagens. 

Imagem feita na tarde dessa sexta-feira (à esquerda). Imagem feita na manhã deste sábado (à direita). Foto: Charles Northrup -TV Pajuçara. 

Um voo panorâmico (veja abaixo) feito pelo drone da TV Pajuçara mostra todo o entorno da mina 18. As imagens também foram feitas na manhã de hoje. 

Novo tremor é registrado -  Um boletim atualizado de monitoramento da mina 18 da Braskem, no Mutange, aponta que houve um novo tremor com magnitude de 0,89 a cerca de 300 metros de profundidade na madrugada deste sábado (02). Além disso, foi registrada diminuição no ritmo do afundamento do local nas últimas 24h. A informação foi divulgada, na manhã de hoje, pela Defesa Civil de Maceió.

Ainda segundo o órgão, apesar das imagens mostrarem um aumento de rachaduras na superfície da mina, foi registrado uma diminuição no ritmo do afundamento do local nas últimas 24h.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Maceió - O Governo Federal, por meio do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reconheceu, nessa sexta-feira (1), o estado de emergência decretado pela Prefeitura de Maceió. O documento deverá ser publicado ainda hoje no Diário Oficial da União. 

O decreto de situação de emergência de 180 dias foi assinado pelo prefeito JHC, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, na última quarta-feira (29) devido ao iminente colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital.