Alagoas

Inmet emite alerta vermelho para oito cidades alagoanas na manhã desta sexta

TNH1 | 17/06/22 - 07h05
Ilustração TNH1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade considerado de "Grande Perigo" para a manhã desta sexta-feira, 17, na região Norte de Alagoas. A previsão é de que o alerta, iniciado na quinta-feira, se estenda até às 10h de hoje. 

Segundo o Inmet, a região do estado pode registrar chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Com isso, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Os municípios que podem ser mais castigados pela água durante este período são: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Jundiá, Novo Lino e Porto Calvo. O alerta está inserido no mapa na cor vermelha (Veja abaixo no link).

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS MUNICÍPIOS ALAGOANOS EM ALERTA 

"As chuvas estão concentradas no Litoral Norte do Estado que está acumulando essa grande quantidade de água nesse momento. A umidade toda está convergindo para lá", disse o meteorologista Henrique Mendonça, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A orientação do Inmet é:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Já o alerta laranja do Instituto é para as cidades com acumulado de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Considerado com grau "Perigo", as regiões podem ter alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamentos de rios.

O Inmet também definiu como alerta de perigo potencial, de cor amarela, os municípios que registram chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

As chuvas que caem em Alagoas desde o início da semana devem se estender até o próximo sábado, 18. Esta é a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgada pelo meteorologista Henrique Mendonça, nesse feriado de Corpus Christi.

Algumas cidades registraram alagamento e transbordamento de rios durante o dia de ontem, e a Defesa Civil Estadual recomendou que os órgãos municipais de cada município retirassem pessoas que residem às margens de rios e lagoas, para colocá-las em um local seguro.

​​​​​​