Maceió

JHC determina ampliação de frotas de ônibus em horários de pico; Sinturb reforça linhas

Secom Maceió | 11/03/21 - 14h37
Secom Maceió

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), proibiu que as empresas reduzam a frota de ônibus na Capital e determinou a ampliação de 20% na frota. A medida tem como objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 e preservar os usuários do transporte público da capital. 

As determinações foram disciplinadas por meio da portaria nº 037, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11), que trata ainda do cumprimento das medidas preventivas pelas empresas de transporte público.

“A gente sabe que foram anunciadas medidas restritivas, mas de nada adianta se os ônibus, principalmente em horários de pico, continuam lotados. Eu peguei o transporte público de Maceió às ruínas e a gente tem trabalhado bastante. No passado, as frotas foram reduzidas pela metade e a gente tem o entendimento que, muito pelo contrário, nesse momento a gente não pode, em nenhuma das hipóteses, diminuir o número de ônibus”, pontuou o prefeito.

A portaria prevê ainda a sanitização de todos os veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió, obrigatoriamente, na ida e volta de cada viagem. Além de determinar o retorno imediato das viagens semi expressas de seis linhas de ônibus.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já intensificou as fiscalizações e irá autuar as empresas em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas previstas na portaria. A população pode denunciar ainda o transporte coletivo que não seguir os protocolos, por meio do aplicativo cittamobi e do canal de denúncia da SMTT, no número 118.

JHC destacou ainda algumas medidas já tomadas com relação ao transporte público na Capital. “Nós diminuímos o valor das passagens; mudamos o tom com as empresas de ônibus, para que elas possam cumprir com suas obrigações; ampliamos mais 15 novas ofertas de linhas; e agora também, de forma emergencial, nós abrimos a Ecovia Norte, diminuindo tempo de exposição dessas pessoas dentro do ônibus”.

Empresas de ônibus reforçam linhas e intensificam sanitização de veículos

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), em consonância com a portaria publicada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito nesta quinta-feira (11), informou que reforçará o número de ônibus que circulam na capital alagoana a partir de hoje e durante a vigência da determinação, de forma a contribuir com as medidas de distanciamento social estabelecidas pelo Executivo Municipal.

Serão retomadas também as viagens semi-expressas das linhas 223 (Ipioca/Mercado via Poço), 604 (Eustáquio Gomes/Terminal Cruz das Almas), 716 (Clima Bom/Ponta Verde), 906 (Pontal/Ufal) e 704 (Benedito Bentes/Ponta Verde), de acordo com o solicitado na portaria da SMTT.

Além disso, o Sinturb reiterou que desde o início da pandemia de Covid-19 tem mantido todos os cuidados com a sanitização minuciosa dos veículos. Diariamente, as empresas realizam uma rigorosa higienização dentro dos ônibus utilizando ozônio, diz a nota. Veja outros trechos abaixo

"Os equipamentos geradores de ozônio, adquiridos pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse) e doados ao sistema de transporte de Maceió, emitem o gás que ajuda na eliminação do coronavírus e de outros patógenos em ambientes fechados e de grande circulação de pessoas, atingindo áreas que a limpeza convencional não alcança.

Essa medida se soma, ainda, ao uso de pulverizadores, intensificado nos terminais e nos ônibus e de grande valia na sanitização rotineira.

As empresas de ônibus seguem ao lado da população na luta contra esta nova onda de casos de Covid-19, certas de realizar seu papel na manutenção de um ambiente seguro em Maceió durante este período tão conturbado. Para isso, o sistema reforça o uso obrigatório de máscara ao acessar os ônibus e que todos portem álcool 70% em gel para cuidados pessoais".