Brasil

Laudo do IML confirma a causa da morte de ator; namorado é ouvido pela polícia

UOL | 23/09/21 - 11h40
Reprodução/Instagram

A morte do ator Luiz Carlos Araújo, 42, foi causada por uma asfixia acidental. A informação foi confirmada ao UOL pela equipe do delegado Roberto Monteiro, responsável pela investigação, após análise do laudo do IML (Instituto Médico Legal).

Segundo a perícia, o artista que fez parte do elenco da novela "Carinha de Anjo", do SBT, tinha drogas no organismo quando morreu. "Não foram observados sinais de constrição (alteração) cervical externas ou internas, mesmo após dissecção cuidadosa do pescoço", concluiu o laudo.

- Consta da ocorrência que a vítima foi encontrada com um saco preto na cabeça, prática essa conhecia em Literatura Médica como re-respiração, usada com certa frequência para aliviar a respiração rápida e descontrolada em situações de ansiedade e em muitas práticas de asfixiofilia/parafilias, com o intuito de aumentar o teor de dióxido de carbono e diminuir o teor de oxigênio, variações estas que causam vasodilatação ou vasoconstrição de vasos extra e endocranianos. Tal prática pode ter como complicação a asfixia por confinamento (troca do ar respirável por ar irrespirável), constata o laudo do IML após perícia do corpo de Luiz Carlos Araújo.

O delegado responsável pelo caso confirmou que o atual namorado do ator Luiz Carlos de Araújo, identificado como visitante frequente por testemunhas, prestou esclarecimentos hoje após ser chamado pela Polícia Civil.

- A associação de antidepressivos, cocaína e álcool, com consequente rebaixamento do nível de consciência, associada ao confinamento foram as causas da morte (acidental), mostra a conclusão do laudo.

Encontrado morto por amigas

Amiga de Luiz Carlos Araújo, a também atriz Marilice Cosenza relatou ao UOL que, no dia 10 de setembro, ao ligar para o amigo, a chamada caía na caixa postal. Preocupada, pediu a amigas que fossem ao apartamento dele verificar o que havia acontecido.

- Ninguém atendeu a porta. O porteiro foi, tocou [a campainha] e sentiu um cheiro muito forte vindo do apartamento. Chamaram a polícia e um chaveiro. Abriram o apartamento e encontraram o Luiz na cama, já falecido. Parece que ele estava ali há uns três, quatro dias, disse Marilice Cosenza ao UOL.

A atriz, que era uma das melhores amigas e parceira de Araújo em uma produtora de vídeos, também prestou depoimento à polícia após o corpo ser encontrado.

Homenagens

O velório de Luiz Carlos Araújo aconteceu no dia 13 de setembro com caixão lacrado. A cerimônia foi restrita em razão da pandemia de coronavírus e contou apenas com a presença de amigos e familiares.

A missa de sétimo dia foi realizada durante a última sexta-feira (17) na paróquia Santa Teresa de Jesus, no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista.

Luiz era conhecido no meio artístico por estrelar musicais como "Lisbela e o Prisioneiro", "O Primo Basílio" e "Garota Glamour". Na TV, o seu papel de destaque foi na novela "Carinha de Anjo", exibida no SBT em 2016, com o personagem Valter.