Maceió

Maceió 360º: destino vence disputa para sediar evento nacional

Secom Maceió | 01/11/19 - 21h39
Reprodução/Ascom Semtel

Na disputa com outros destinos, Maceió vem se destacando como destino ideal para receber grandes eventos. Em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), tem utilizado o projeto de realidade virtual Maceió 360º como importante argumento de captação. Nessa quinta-feira (31), o recurso foi levado para o 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em Brasília (DF), e garantiu a realização do evento em Maceió em 2023. O congresso deve reunir na capital alagoana mais de 3500 participantes.

Em outubro, o Maceió 360º também foi apresentado no XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, em Goiânia (GO), que terá sua XIII edição em Maceió, em 2021. Em setembro, o projeto que divulga os atrativos da capital em realidade virtual foi levado para Florianópolis (SC), no 46° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Florianópolis, que terá sua 47ª edição realizada na capital alagoana em 2020, com expectativa de reunir mais de 2300 participantes.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, o projeto de realidade virtual tem fortalecido a captação de eventos e fomentado o turismo de negócios junto ao MC&VB, parceiro importante da Prefeitura de Maceió. “O Maceió Convention desempenha papel fundamental no setor, já que o turismo de negócios e eventos é responsável por manter o fluxo turístico durante durante todo o ano. E o projeto Maceió 360º assume um importante papel nas disputas pelos eventos com outros destinos concorrentes, que ainda não investem nesse tipo de conteúdo. A experiência virtual pelos atrativos turísticos da capital alagoana potencializa o interesse dos participantes”, avaliou.

O projeto Maceió 360º tem assumido um importante papel na captação de eventos e promoção dos atrativos da capital alagoana para o público deste e de outros segmentos. O recurso inovador permite que os participantes tenham uma viagem virtual para o destino e conheçam de perto as belezas naturais, diversidade gastronômica, turismo de aventura e as riquezas do artesanato e cultura local, em uma experiência diferenciada que garante vantagem competitiva em relação a outros destinos.

Além das belezas naturais, diversidade gastronômica e as riquezas do artesanato e cultura local, o destino também se destaca por sua infraestrutura hoteleira, facilidade de deslocamento e diversidade de serviços ofertados.

Impacto econômico

Até o fim deste ano, segundo dados do MC&VB, 22 eventos devem reunir 20.600 participantes e gerar um impacto de 25 milhões na economia municipal, um aumento de 150% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os destaques de 2020, está o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que deve reunir mais de 5 mil participantes em Maceió.