Esporte

Maceió discute retomada gradual de público em jogos de futebol no Estádio Rei Pelé

TNH1 com Secom Maceió | 21/09/21 - 07h16
Reunião discutiu o retorno gradual do público aos jogos realizados no Estádio Rei Pelé | Foto: Ailton Cruz / Agência Alagoas

A exemplo do que já tem acontecido em outras capitais do Brasil, Maceió quer retomar gradualmente a presença de torcidas em jogos de futebol. Ontem (20),  o prefeito JHC recebeu representantes da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e dos times maceioenses CRB e CSA para discutir o retorno gradual do público aos jogos realizados no Estádio Rei Pelé. Na reunião, a FAF e os clubes afirmaram estar comprometidos com a adoção de rigoroso protocolo sanitário de prevenção contra a Covid-19.

Prefeito JHC recebeu representantes da FAF e dos times CRB e CSA. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

“Nós acreditamos no trabalho e organização dos clubes, que se comprometeram a adotar uma série de medidas preventivas. Além disso, temos Maceió que é a capital com maior eficiência da vacinação, com mais de 85% de população vacinada com pelo menos uma dose”, disse o prefeito.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, explica que cabe ao Município acatar por completo ou adotar medidas mais restritivas com relação aos decretos emitidos pelo Governo do Estado, o que não é a intenção. Moura ainda informou que haverá fiscalização e reavaliação a cada jogo, a partir do momento em que houver a reabertura. “Nós precisamos seguir a legislação e aguardar o decreto de liberação que venha do estado. Como teríamos a possibilidade de restringir mais, conforme decisão do STF, não adotaremos esta atitude, já que estamos vendo o empenho em adotar protocolos sanitários necessários e também que muitos estados já liberaram acesso do público aos jogos”.

Entre as propostas de medidas que serão adotadas estão a ocupação de, no máximo, 30% da capacidade do estádio; obrigatoriedade da vacinação com as duas doses ou a primeira dose e o testes atualizados (PCR em até 72 horas e antígeno de 48 horas); a venda de ingressos até o dia anterior; abertura dos portões com 3 horas de antecedência; e uso obrigatório de máscaras durante todo o jogo. “Essa aproximação com a Prefeitura de Maceió, seus secretários e a Vigilância Sanitária do Município tem mostrado a preocupação do prefeito para que possa voltar o público não só ao futebol, mas também a todo o setor de entretenimento. Isso é fundamental, principalmente em um momento tão delicado em que o país se encontra”, destacou o presidente do CSA, Rafael Tenório.

O presidente do CRB, Mário Marroquim, também agradeceu ao prefeito JHC a recepção e falou sobre a importância da volta gradual e responsável do público aos estádios. “O CRB está aguardando ansiosamente esse momento, para a torcida fortalecer, ser um 12° jogador em campo, incentivando seus jogadores e também criando um cenário financeiro de ajuda ao clube”, completou.