Maceió

Maceió Rosa leva dezenas de serviços ao Benedito Bentes; veja programação

Secom Maceió | 16/10/19 - 09h35

A população do Benedito Bentes, maior complexo habitacional da capital, vai receber um grande mutirão de serviços na comunidade. Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura vai realizar a 2ª Feira de Serviços do Maceió Rosa, ofertando exames, orientações para o autocuidado, bem estar e lazer. 

A feira de serviços será realizada na Escola Municipal Frei Damião, das 8h às 17h. Durante o evento, mulheres com mais de 50 anos, faixa-etária preconizada pelo Ministério da Saúde, podem garantir a solicitação de mamografia de rastreamento e solicitação e encaminhamento para citologia, além de outros serviços disponibilizados no local. Confira aqui a programação. 

Também será possível aferir a pressão arterial, verificar glicemia e realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.  A comunidade também terá à disposição atendimento odontológico, nutricional, com avaliação para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e dermatológico, com cuidados estéticos. Os serviços são oferecidos por secretarias municipais, empresas e ONGs parceiras do Maceió Rosa.

A Prefeitura ainda oferece serviços na área da Saúde Mental, com assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional. Além da realização de exames, a prevenção ao câncer passa também pela qualidade de vida e prática esportiva. Durante a Feira de Serviços haverá atividades físicas como alongamento, orientação de postura, ginástica, dança do ventre e aula de Hiit e dança.

Coordenadora da campanha, a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, convida as mulheres a participarem do evento. “As ações da nossa campanha são para facilitar a vida das maceioenses e para chamar atenção para a prevenção do câncer. Câncer só se previne com exames e estilo de vida saudável. Para isso, é preciso ter informação. E é isso que trouxemos aqui para a feira”, destacou.

A programação tem uma série de palestras sobre bem-estar e cuidados com a saúde. Nesta quinta-feira, a primeira-dama participa, junto com a advogada Júlia Nunes, presidente da Associação Para Mulheres (AME), de uma discussão sobre violência contra a mulher.

Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió, coordenadora da campanha

Crianças

As mães que quiserem participar das ações podem levar suas crianças. O evento terá um espaço infantil com diversas atividades para os pequenos com contação de histórias, pintura facial, pista educativa, jogos de mesa e uma oficina de educação fiscal.

Direitos, cidadania e trabalho

Na ação, os participantes também terão acesso a serviços na área de direito, cidadania e trabalho. Haverá atendimento do Procon Maceió, Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, sobre a documentação para benefícios aos usuários portadores de deficiência e idosos, e sobre os atendimentos dos Creas, e distribuição da lei Maria da Penha, ECA e Estatuto do Idoso.

Meio Ambiente

Ao final da feira, os presentes podem sair com uma das mudas que serão entregues pela Prefeitura, além de poder solicitar a coleta de volumosos e o plantio de árvores.

Participam dessas ações, além dos órgãos municipais, o Sesc Alagoas, Faculdade Estácio, Hapvida, AME, Oralplan e  Sesi.  No local haverá ainda estande de venda das camisas da campanha Maceió Rosa 2019, cuja renda obtida será destinada à Casa Rosa e ao Grupo de Mama Renascer, instituições que cuidam de mulheres em tratamento do câncer.