Maceió

Maceió terá estrutura para castração de animais itinerante; confira como vai funcionar o serviço 

Secom Maceió | 27/03/21 - 19h05
Foto: Ascom SMS

Visando o controle populacional de animais em Maceió, a Prefeitura de Maceió inaugura, nesta segunda-feira (29), o primeiro “castramóvel” – veículo dotado de estrutura para castrar animais – da cidade. Nesse primeiro momento o veículo ficará baseado na Cidade Universitária, na Unidade de Vigilância Sanitária em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e terá como foco os animais do Mercado da Produção, no bairro da Levada. O equipamento integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos.

A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Maceió de reorganização do mercado e conta com a parceria da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL); a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e a ONG SOS Pinheiro.

Samy Barros, coordenador geral da UVZ, explica como vai funcionar o equipamento. “As cirurgias se iniciam às 14h e vão até o fim da tarde, seguindo a programação do dia. O castramóvel conta com duas mesas cirúrgicas, que podem ser usadas de forma simultânea; uma autoclave para agilizar a esterilização de todo o material utilizado; uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; além de ar-condicionado, exaustor, caixa d’água, caixas de esgoto, balão de oxigênio, extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo”, explica.

Serão dois médicos veterinários, dois auxiliares de veterinários e dois técnicos responsáveis pelos cuidados com a remoção dos animais pós-cirurgia. Nessa primeira etapa da ação, serão esterilizados 190 cães e gato. A integração entre os órgãos é uma importante medida para evitar a proliferação de zoonoses, doenças que passam dos animais para os humanos.

Após o recolhimento e a castração, os animais ficam alojados na sede da UVZ, que detém de toda a estrutura necessária para o pós cirúrgico, aguardando adoção. Para isso, serão realizadas feiras online para encontrar um lar para esses animais, já que feiras presenciais não podem ser realizadas no momento por conta da pandemia da Covid-19.

Concluído o projeto no Mercado da Produção, o castramóvel ficará volante, percorrendo outros bairros de Maceió, prestando o serviço em pontos que necessitam da atenção da Prefeitura de Maceió para o controle de animais e zoonoses.

O coordenador da UVZ reforça a importância da castração para a saúde de toda a população. “O controle populacional das zoonoses é o nosso alvo. Existem doenças que passam dos animais para os seres humanos e a procriação descontrolada e irresponsável só piora isso. Então, o castramóvel vem como carro-chefe no controle da reprodução e também o aumento das doenças na população”, destaca Samy Barros.