Esporte

Maguila faz aula de boxe em clínica onde está internado desde 2017; veja vídeo

Extra Online | 10/04/24 - 14h53
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Maguila está on! Aos 65 anos, o famoso ex-boxeador surgiu nas redes sociais nesta quarta-feira, 10, fazendo uma aula de boxe direto da clínica onde está internado desde 2017, em Itu, no interior de São Paulo.

O ex-pugilista e campeão brasileiro trata os efeitos da encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença incurável, ocasionada pelos golpes sofridos na cabeça durante a carreira como boxeador.

Maguila possui perfis no Instagram e Tik Tok desde 2021 e usa as redes sociais para mostrar um pouco da sua rotina na clínica, a evolução no tratamento e matar a saudade dos fãs.

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, lutou profissionalmente entre 1983 e 2000, relizando um total de 85 lutas oficiais, com 77 vitórias, sete derrotas e um empate. Em 1995, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos pesados após vencer uma luta pela Federação Mundial de Boxe. Encerrou a carreira profissional em fevereiro de 2000, após uma derrota por nocaute.

Em 2014, teve o diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como "demência pugilística". Trata-se de doença neurodegenerativa progressiva que causa declínio cognitivo, alterações de comportamento e problemas de memória, através de destruição dos neurônios, ocasionada por repetitivos golpes na cabeça. 

Entre 2014 e 2016, Maguila passou por três clínicas, obteve melhoras significativas na fala, locomoção e comportamento. Mas em 2017 se mudou para clínica em Itu, onde faz um tratamento paliativo com o uso de canabidiol.