Maceió

Mais de 15 toneladas de alimentos serão doadas para ambulantes da orla de Maceió

Agência Alagoas | 30/06/20 - 20h09
Divulgação / IMA

Mais de 15 toneladas de alimentos serão doadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) para cerca de 300 ambulantes que trabalham na orla de Maceió. As doações aconteceram durante uma live realizada em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, que também arrecadou álcool e dinheiro. Tudo será repassado para a associação que representa o grupo.

As pessoas que ainda quiserem doar podem utilizar o QR Code disponível no vídeo da live no perfil do IMA no youtube

A live organizada pela equipe de Educação Ambiental do Instituto, chamada de Nossa Praia Solidária, foi transmitida através das redes sociais youtube, facebook e instagram, atingindo milhares de pessoas, no final da tarde do dia 27 deste mês. A atividade contou com o apoio direto das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Os espectadores puderam assistir vídeos sobre a ação do órgão ambiental, o show da banda Jam 80 e convidados, acompanhar a entrega do Troféu Alagoas Verde e ainda contribuir com a sobrevivência dos ambulantes.

A ideia foi colaborar com as pessoas que estão entre os principais parceiros do projeto Nossa Praia – uma das mais importantes iniciativas e educação ambiental do IMA/AL – e hoje não podem trabalhar, devido as medidas emergenciais tomadas no sentido de conter o avanço da pandemia em Alagoas.

Dessa forma, foram arrecadados 15.130kg de alimentos, ou seja: 1164 cestas básicas. Além dessas, mais 1200 litros de álcool 70º e R$2700 através da arrecadação online.

As doações de alimentos aconteceram principalmente através de apoiadores da causa, como: Equatorial; Clínica Integrada de Atendimento Médico (Ciame); Unicompra; Mais Ambiental; Reciclo; Usinas Coruripe, Caeté, Paisa e Santa Clotilde; as consultorias AF Consultoria, Phyto Ambiental e Mendes Pinto; Vista Lagoa; Pointer; LaRosa; La Cité.

Troféu

Na programação do Mês do Meio Ambiente, durante todo o mês de junho, houve passeio virtual a bordo do barco-escola, oficinas e webinários. A live foi um dos momentos mais aguardados e contou com a entrega do Troféu Alagoas Verde. A premiação acontece anualmente e reconhece pessoas e entidades que se destacaram em ações de preservação ambiental em Alagoas.

Esse ano, diferente dos anteriores, só houve uma categoria, a Master. O tema escolhido foi a união de forças entre municípios, Estado e governo federal para acabar com a invasão de óleo nas praias alagoanas. Dessa forma receberam a premiação: Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris); IMA/AL; Defesa Civil do Estado de Alagoas; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além das prefeituras munnicipais de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu.