Maceió

Manifestantes pró e contra impeachment ocupam orla de Maceió

17/04/16 - 13h00
TNH1 / Lucas Thaynam

Manifestantes de movimentos pró e contra o impeachment da presidente Dilma já ocupam a orla de Maceió, em dois pontos distintos, desde o final da manhã deste domingo (17). A previsão é de que a ocupação siga até o final da votação do processo na Câmara dos Deputados, prevista para ocorrer às 22h.

Veja imagens das manifestações pró e contra impeachment em Maceió

Enquanto movimentos sociais e representantes de centrais sindicais têm como ponto de concentração a uma praça em frente ao Iate Clube Pajuçara, integrantes do Movimento Brasil ocupam outra praça, nas proximidades do antigo Alagoinhas, na Ponta Verde.

Ambos os grupos planejam uma caminhada pela orla, porém em horários diferentes, para evitar possíveis confrontos.

De acordo com Isac Jacson, um dos coordenadores do movimento Frente Brasil Popular, contra o impeachment, duas mil pessoas são esperadas no local para acompanhar a votação da Câmara dos Deputados. “Temos o apoio de todos os movimentos do campo e os trabalhadores da cidade. Além de centrais sindicais, associações das universidades e grupos culturais. É um movimento muito amplo, que dará o apoio à presidente”, destaca.

Alessandro Gusmão, coordenador do Movimento Brasil, a favor do impeachment, preferiu não estimar quantas pessoas são esperadas no ato. "Teremos telão, trio elétrico e várias bandas que vieram voluntariamente para participar da festa de hoje”, diz. “Queremos a continuidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, e os veículos de comunicação já noticiam que temos os votos suficientes para que o processo seja aberto", afirma.

Além de Alagoas, outras localidades já têm concentração de manifestantes: Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Além das manifestações, um evento religioso na Praça Multieventos levou a prefeitura de Maceió a fazer modificações no trânsito neste domingo. Agentes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão desviar os veículos da Avenida Silvio Vianna para a Rua Professora Hígia Vasconcelos.

Já os veículos que vêm da Avenida Álvaro Otacílio, serão encaminhados para a Rua Durval Guimarães. Ainda na Pajuçara, os agentes farão rondas na Avenida Doutor Antônio Gouveia e o controle do estacionamento dos ônibus que levarão os participantes às manifestações.