Mercado de Trabalho

Marinha divulga calendário oficial de concursos para 2019

Folha Dirigida | 22/02/19 - 16h07

Tem mais seleções nas Forças Armadas confirmadas para este ano. A Marinha do Brasil divulgou na última quarta-feira, 20, o calendário oficial de concursos para 2019, com mais de dez diferentes processos.

Ao todo, dez concursos ainda terão seus editais divulgados. Vale lembrar que duas seleções já tiveram seus editais publicados. O concurso Aprendiz de Marinheiro, por exemplo, teve início em janeiro, com o término das inscrições no último dia 13. Para esta seleção, são oferecidas mil vagas.

Já o concurso para fuzileiros navais teve seu edital divulgado na última terça-feira, 19. A seleção conta com 960 vagas e inscrições entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março, pelo site da Marinha.

Confira abaixo o calendário oficial, com as seleções confirmadas e as datas de divulgação do edital e realização das provas. 

Concurso Edital Data da Prova
Corpo de Engenheiros da Marinha 1ª quinzena de março 2ª quinzena de maio (1ª fase) e 2ª quinzena de julho (2ª fase)
Quadro Técnico do Corpo Auxiliar 2ª quinzena de março 2ª quinzena de junho e discursiva na 2ª quinzena de outubro
Quadro Complementar do Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais 2ª quinzena de março 2ª quinzena de junho
Corpo de Saúde da Marinha Quadro de Médicos, Apoio à Saúde e Cirurgião-Dentista 2ª quinzena de abril 2ª quinzena de julho
Quadro de Capelães Navais 2ª quinzena de abril 2ª quinzena de julho
Colégio Naval 2ª quinzena de abril 1ª quinzena de agosto
Escola Naval 2ª quinzena de maio 2ª quinzena de agosto
Quadro Técnico de Praças da Armada A definir 2ª quinzena de setembro
Corpo Auxiliar de Praças 2ª quinzena de julho 2ª quinzena de outubro
Programa de Residência Médica e Especialização em Enfermagem A definir 1ª quinzena de novembro


Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, o concurso para a Saúde terá apenas vagas para fisioterapeuta, no quadro de Apoio. Já para cirurgião-dentista, as vagas serão para as especialidades de: Endodontia; Implantodontia; Odontopediatria; e Periodontia. 

Além destes, o quadro de Capelães terá apenas oportunidades para pastores da Igreja Batista. No caso destes dois concursos, as seleções realizadas em 2018, para as demais carreiras, continuarão válidas até 2020.