Maceió

Mcz Play ocupa ruas do Jaraguá com palestras, feira e exposições

Secom Maceió | 21/09/19 - 17h32
MCZ Play movimenta o bairro de Jaraguá. | Marco Antonio/Secom Maceió

Foram iniciadas, neste sábado (21), as atividades do Mcz Play, evento que envolve empreendedorismo criativo, inovação, artesanato, gastronomia e cultura local. Realizado pelo Sebrae Alagoas, com apoio da Prefeitura de Maceió, o evento conta com uma extensa programação com oficinas, painéis temáticos e bate-papos nos auditórios do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), da Associação Comercial e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo a secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida, o objetivo é ampliar e fortalecer projetos. “A Prefeitura de Maceió fez questão de apoiar este evento porque entende que este tipo de iniciativa faz o cidadão voltar ao bairro de Jaraguá, usar esse espaço e ter a sensação de ocupação. Além disso, está dentro do nosso projeto “Vem para o Jaraguá”, que já conta com a lei de incentivos tributários e deve avançar cada vez mais”, pontuou.

Para a secretária-adjunta de Turismo, Graziella Helena Fritscher, o Mcz Play é uma oportunidade de dar visibilidade ao Jaraguá e fomentar um outro tipo de turismo. “O que a cidade oferece em seu cotidiano também encanta turistas no mundo inteiro e Maceió tem muito a oferecer nesse sentido. Os turistas buscam outras experiências na cidade, além do turismo de sol e mar. O Jaraguá por exemplo é um bairro histórico que oferece experiências e a Prefeitura está cada vez mais olhando para o bairro e implantando uma série de ações – como este evento – para que não só o turista, mas o maceioense abrace o bairro e faça ele cada vez mais vivo.”

A secretária-adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, ressalta que além de discutir temas importantes para a cidade, o evento ocupa o bairro do Jaraguá. “O primeiro mérito do Mcz Play é estar sendo desenvolvido dentro do bairro Jaraguá, ocupando os espaços urbanos, praças, largos e isso é o que a gente precisa para difundir este bairro. Aqui estamos discutindo temas importantes como as novas economias – economia criativa, circular, colaborativa – novas formas para as pessoas gerarem emprego e renda”, afirmou.

Outras atividades aconteceram simultaneamente do lado de fora dos prédios, como exposição de artesanato, feirinha cool, atrações musicais, apresentações artísticas e intervenções urbanas. Com a ideia de ocupar os espaços públicos para estimular negócios criativos, a programação também acontece na Praça Dois Leões.

A fotógrafa Sofia Arecippo é uma das expositoras do evento. Ela faz parte do Coletivo 082, que levou a exposição “Pescadores” para as ruas do Jaraguá. “O intuito é levar a arte, por meio da fotografia para a população em geral, já que nem todas as pessoas se sentem à vontade ou têm acesso ao museu, decidimos trazer a exposição para a rua. É um evento voltado para a cultura, para a criatividade e a fotografia tem tudo á ver com isso”, destacou.