Polícia

Membro de facção envolvido em assassinatos é morto ao reagir em operação policial

Redação TNH1 | 26/10/21 - 08h06
José Stélio foi identificado como o suspeito de participar de 5 assassinatos na orla lagunar | Reprodução

O integrante de uma facção criminosa identificado como José Stélio Marques de Souza Nizzo foi morto durante a Operação Sufoco nesta terça-feira, 26. A informação foi confirmada pela produção da TV Pajuçara. Até o momento, a operação resulta em seis prisões, sendo quatro em Maceió e duas em Garanhuns. Lá em Pernambuco, os dois alvos ao receberem voz de prisão atiraram contra as equipes policiais, que revidaram. Os suspeitos foram baleados e não resistiram aos ferimentos, vindo a óbito. 

Em 2018, José Stélio foi o responsável por um áudio que chegou ao conhecimento do Serviço de Inteligência da polícia e da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), revelando a participação do grupo em cinco homicídios cometidos na orla lagunar de Maceió. Na gravação, o detento faz diversas ameaças a uma facção rival, além de confessar os assassinatos cometidos pelo grupo que participa. De acordo com a Seris na época, ele fazia parte do segundo escalão de um grupo criminoso, e estava em uma cela isolada do Presídio de Segurança Máxima.

A operação é coordenada pelo diretor da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier, e pelo comandante do Batalhão de ROTAM, da Polícia Militar de Alagoas, tenente coronel Marlon. De acordo com as investigações, parte das drogas comercializadas em Alagoas pela organização criminosa alvo da operação eram enviadas por um fornecedor de Garanhuns. A operação ganhou o nome de “Sufoco”, pois visa coibir de forma incisiva os grupos criminosos atuantes em nosso estado.