Maceió

Modo como foi resgatado motorista em acidente com VLT não é o recomendado; entenda

Redação TNH1, com TV Pajuçara | 27/07/22 - 16h59
Reprodução / TV Pajuçara

acidente entre um carro de passeio e um VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos) na noite da segunda-feira, 25, no bairro Cambona, em Maceió, foi registrado em imagens desde a colisão até o socorro improvisado feito por populares. Apesar de ser louvável a iniciativa da ajuda, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) alerta que, a depender da situação, o manejo da vítima pode ocasionar em consequências graves ao estado de saúde. 

Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 27, ao Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, a major Viviane Suzuki, do Corpo de Bombeiros, explicou a situação. 

"O acidente com o VLT é tratado para a gente (CBM) como acidente de trânsito normal, no caso de atendimento. (Resgate da vítima) Não deve ser feito desta forma, até porque existem estudos e treinamentos para isso. Não é qualquer pessoa que pode remover alguém de um acidente de trânsito, principalmente sem conhecimento técnico. Isso por agravar a situação da vítima". 

O motorista do automóvel, um idoso de 63 anos, apresentou cortes na cabeça e ferimentos nos braços. Nas imagens é possível ver várias pessoas carregando o condutor. Ele foi levado para os cuidados no Hospital Geral do Estado (HGE) e já recebeu alta médica.

"Imagine uma lesão na coluna cervical, que está a um limite máximo de sustentação. Se você vai movimentar essa vítima, quem não tem conhecimento pode lesionar e causar uma lesão mais grave nesta vítima. Isso vale para qualquer tipo de acidente. Se você se deparou com um acidente, não tem conhecimento técnico na área, o primeiro socorro a fazer é ligar para o 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros), dependendo da situação sempre o 193 porque é um acidente de trânsito e a gente vai acionar um suporte maior", reforçou a major Suzuki.

Ainda de acordo com a bombeira militar, a única situação que permite exceção para remoção de vítima é em caso de risco de explosão. Ainda assim, a orientação é acionar de imediato o Corpo de Bombeiros.