Maceió

Moradores de Riacho Doce cobram mobilidade urbana em protesto e fecham AL-101

TNH1 | 25/02/21 - 10h40 - Atualizado em 25/02/21 - 11h38
Cortesia

Um grupo de moradores de Riacho Doce fechou os dois sentidos da AL101 Norte, próximo à ladeira do Alto do Cruzeiro, no início da manhã desta quinta-feira, 25, e deixou o trânsito lento na rodovia. O protesto aconteceu por causa de uma obra de saneamento inacabada que prejudica a entrada e a saída dos moradores da região. A pista foi liberada por volta das 9h.

A população utilizou pedras e montou uma barreira no asfalto para chamar a atenção das autoridades. Inicialmente, eles bloquearam totalmente a rodovia, mas em seguida retiraram parte do material, deixando a via parcialmente obstruída. A Polícia Militar acompanhou o ato.

Segundo seu Claudionor, um dos moradores do bairro, além da conclusão das obras, o grupo pediu o calçamento da ladeira, pois segundo ele, está intransitável. A situação estaria colocando em risco a vida das pessoas, já que casos de acidente na região seriam frequentes.

"Nós queremos a regulação também, porque mal cabem dois veículos pequenos nela, e a ladeira ainda é utilizada por caminhões, automóveis de grande porte... Isso pode provocar acidentes", disse.

"Um espaço para pedestres, uma faixa, também seria viável no local, porque 90% da população que mora aqui passa a pé por ela todos os dias. Mais um risco isso, a presença de pessoas se deslocando, como já tem os veículos, isso em um espaço pequeno, intransitável", continuou.

Já outra moradora destacou que um homem que reside na parte de cima da ladeira morreu após passar mal e não ser transportado pela equipe de resgate, já que não havia acesso à residência dele.

"Ele deixaram os buracos lá e não vieram resolver. Tem gente caindo de moto dentro do buraco, acidente acontecendo... Segundo relatos dos moradores lá de cima, um senhor veio a falecer por falta de assistência médica, porque não podiam subir, nem Samu, nem médico, e nem podiam descer".

A Prefeitura de Maceió comunicou, em nota enviada à reportagem, que o Consórcio responsável pela administração da obra já foi notificado da situação. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) reforçou que o Litoral Norte está sendo contemplado com obras de saneamento básico para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores.

Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) informa que o Consórcio, responsável pela administração da obra, estará em Riacho Doce na próxima segunda-feira (1), para realizar o fechamento do calçamento. 

A SEMINFRA tem levado obras de saneamento básico para diversas ruas do Litoral Norte, que proporcionarão aos moradores da localidade melhor qualidade de vida.

A Secretaria informa também que já notificou o Consórcio e hoje mesmo os responsáveis foram ao local prestar esclarecimentos aos manifestantes.