Maceió

Moradores do São Jorge bloqueiam Josepha de Mello em protesto por ônibus 

Redação TNH1 | 18/08/20 - 08h04
Foto: Cortesia ao TNH1

Moradores do bairro São Jorge bloquearem as duas vias da Avenida Josepha de Mello para pedir a melhoria do transporte público na comunidade, na manhã desta terça-feira (18).

O protesto gerou congestionamentos nos sentidos Barro Duro e Jacarecica.  

"Há mais de um ano estamos tentando resolver essa situação. Primeiro perdemos a linha para o Trapiche e agora a SMTT tirou a linha da Ponta Verde. Hoje só temos um ônibus que vai para o Farol e outro que vai para o Jacintinho, um deles só circula até às 18h. E cada uma dessas linhas só conta com um ônibus. O bairro está crescendo, mas não está sendo abastecido. Queremos que volte a ser o que era antes", disse Josivan, morador do bairro, em entrevista à Rádio Pajuçara FM.

(Foto: Cortesia ao TNH1)
(Foto: Cortesia ao TNH1)

A Polícia Militar (PM) foi acionada. Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estiveram no local para restabelecer a circulação de veículos.

O TNH1 entrou em contato com a SMTT. Confira a resposta na íntegra. 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a linha 017 - São Jorge/ Mercado (via Ponta Verde) deixou de operar no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) devido à baixa demanda de passageiros e esclarece, ainda, que os moradores da região foram informados sobre as mudanças após uma reunião entre o órgão e os representantes da própria comunidade.

Com a extinção da 017, os moradores do Conjunto São Jorge passaram a ser atendidos pela linha alimentadora 1020 – Cruz das Almas/ São Jorge (via Jacarecica), que transporta os passageiros até o Terminal de Cruz das Almas, de onde eles podem fazer a integração temporal com outras sete linhas de ônibus do SIMM e seguir viagem para diversos bairros das partes alta e baixa de Maceió. Além disso, a linha 022 - São Jorge/ Centro também atende a localidade.

Os passageiros do SIMM que utilizam a linha alimentadora 1020 – Cruz das Almas/ São Jorge (via Jacarecica) podem fazer a integração temporal com as linhas 024 – Sanatório/ Centro (via Josepha de Mello), 103 – Mirante/Trapiche, 208 – Vergel/Jacarecica, 221 – Saúde/Cruz das Almas, 223 – Ipioca/Mercado (via Poço e Ponta Verde), 603 – Vergel/Mirante, 604 – Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via Ladeira do Óleo), 609 – Vila Saem-Sanatório/Iguatemi (via Ponta Verde – Parque Shopping), 708 – Cruz das Almas/Ponta Verde (via Feitosa – Jacintinho).

Sobre a solicitação da ampliação nos horários das linhas linhas de ônibus que atendem ao Conjunto São Jorge, a SMTT informa que já está trabalhando na otimização do serviço e reforça que, a partir desta terça-feira (18), os horários das viagens das linhas 022 e 1020 serão estendidos para melhor atender à população local.