Polícia

MP denuncia soldado da PM por homicídio qualificado e pede condenação máxima

TNH1 com TV Pajuçara | 04/11/19 - 09h54
Arquivo / PM

O Ministério Público do Estado (MPE) ingressou com ação penal na sexta-feira (1) contra o policial militar Josevildo Valentim dos Santos Júnior. O soldado deve responder na Justiça por homicídio quadruplamente qualificado, tentativa de homicídio e estupro, após sequestrar, estuprar e matar Aparecida Rodrigues Pereira, de 18 anos, no bairro Pontal da Barra, em Maceió, no dia 15 de outubro. O namorado dela também foi sequestrado e baleado, mas sobreviveu, e reconheceu o autor do crime.

A denúncia foi confirmada em entrevista coletiva nesta segunda (4). Com isso, o acusado pode pegar até 60 anos de prisão, se condenado, e segundo o MP é esse o objetivo da acusação. As quatro qualificadoras para o crime são: motivo torpe; recurso que dificultou a defesa da vítima; assegurar a impunidade de outro crime e feminicidio. A tentativa de homicídio contra o namorado de Aparecida também foi qualificada pelos mesmos motivos, exceto feminicídio.

Na casa de Josevildo, foram achadas as sandálias da vítima, além da arma do crime, e ele confessou a autoria à delegada de Homicídios, Rosimeira Vieira.

Na ação, o MPE também pede que o soldado seja expulso da Polícia Militar, e vai acompanhar o processo que segue em esfera administrativa.

Série de estupros

Após a prisão, Josevildo foi reconhecido por outras mulheres como possível autor de estupros cometidos em Marechal Deodoro, quando trabalhava no batalhão da polícia que atua na cidade. Também há possíveis vítimas em Rio Largo, e todos os casos são investigados pela Polícia Civil e pela perícia criminal.

A ação do MP não tem relação com esses casos, mas o promotor de Justiça Rodrigo Soares, da 9ª Promotoria da Capital, vai acompanhar as investigações e a ação da promotoria de Marechal Deodoro.