Maceió

Natal dos Folguedos 2020 será realizado em novo formato

Assessoria | 09/11/20 - 13h25
Divulgação

A Prefeitura de Maceió confirmou a realização da quarta edição do Natal dos Folguedos, um dos principais eventos da alta temporada na capital. O anúncio foi realizado no Festival Internacional de Turismo (Festuris) Gramado no último sábado (7), com um lançamento virtual no estande de Alagoas. O produto turístico, que já se consolidou como um diferencial entre os destinos nordestinos e abre a alta temporada de verão em Maceió, ganha um novo formato em 2020, em razão da pandemia.

Para garantir a edição deste ano, que acontece em nove datas entre os dias 10 e 20 de dezembro, a Prefeitura de Maceió designou um comitê composto por diversos órgãos da administração municipal para ordenar medidas de biossegurança específicas para o evento. As normas levarão em conta o Protocolo Experimente Maceió, recomendações dos órgãos de saúde e decretos estaduais e federais.

Entre as medidas sanitárias já sinalizadas pela organização, estão o espaçamento entre as mesas e cadeiras, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel 70% e o controle de fluxo, com limite de acesso à arena. Além disso, a edição deste ano não contará com o tradicional cortejo cultural, que em anos anteriores arrastou milhares de brincantes em apresentações simultâneas de grupos de folguedos pela orla marítima.

Para o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, a edição deste ano se consolida como uma grande aliada na retomada da atividade turística do destino, um dos mais procurados nas principais operadoras do país. “O Natal dos Folguedos chega a sua quarta edição em um momento estratégico para alavancar a retomada do turismo e fortalecer ainda mais a valorização dos nossos atrativos, com um autêntico natal nordestino, colorido, alegre e cultural. Para que fosse possível a realização do evento, precisamos adequar o formato e adotar uma série de medidas sanitárias para oferecer ainda mais segurança aos maceioenses e turistas, que poderão aproveitar nove dias de programação gratuita com muita gastronomia, música, apresentações artísticas, artesanato, um Papai Noel turista e muito mais em um dos nossos principais cartões-postais, a orla marítima”, destacou o gestor. 

O Natal dos Folguedos será realizado na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, e reunirá as tradições da cultura popular em uma arena com grupos folclóricos, shows de artistas alagoanos, feiras de artesanato, iluminação temática, espaço kids, Casa do Papai Noel e a já tradicional Feira Gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. No local, também estará presente o Centro de

Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, da Semtel, para dar apoio aos visitantes com informações turísticas e divulgação dos atrativos maceioenses.  

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) e Sebrae/AL e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) e do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).