Maceió

No MPE, taxistas cobram mais fiscalização de motoristas de app

Redação TNH1 | 05/11/19 - 16h35
Arquivo

Após cobrarem fiscalização dos veículos que fazem transporte de passageiro por aplicativo, taxistas de Maceió se reuniram com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) no início da tarde desta terça-feira, 05. O encontro foi conduzido pelo promotor Jorge Dória e contou com a participação de uma comissão de motoristas.

Um grupo de taxistas fez o protesto em frente à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), no bairro do Tabuleiro do Martins, na manhã de hoje. Logo depois, eles saíram em carreata pela Avenida Fernandes Lima, em direção a sede do MPE/AL, no Poço, para a reunião.

De acordo com Dória, que faz parte da Promotoria de Urbanismo do órgão, a categoria busca que o serviço dos condutores de veículos de aplicativo seja disciplina, conforme lei. “Eles buscaram a opinião do Ministério Público sobre a falta de implementação da nova legislação criada pelo município. A categoria reclama que a lei não foi totalmente implementada de forma que os motoristas de aplicativo estariam atuando irregularmente”, disse.

Ainda segundo o promotor, o MPE/AL instaurou um inquérito civil para colher mais elementos como também buscar respostas do poder público. “O órgão vai ouvir oficialmente a SMTT, saber as razões pelas quais a lei não foi a rigor implementada, e adotar as medidas necessárias para que ela seja cumprida”, afirmou Dória.

Depois do encontro, os taxistas suspenderam momentaneamente o movimento e vão aguardar o prazo de 10 a 15 dias, dado pelo MPE/AL, para que seja definida uma resposta para a categoria.

SMTT

A SMTT emitiu uma nota, ainda na manhã de hoje, em que aguarda, por parte das empresas, o envio dos dados dos condutores que prestam este tipo de serviço na capital para poder iniciar o processo de vistoria nos veículos. "O órgão reforça ainda que as empresas de transportes por aplicativo já foram notificadas sobre o repasse das informações para que as fiscalizações nos transportes possam ser iniciadas o quanto antes".