Alagoas

Novo decreto altera apenas horário de bares e restaurantes que passam a funcionar até às 20h

TNH1 | 14/04/21 - 07h53
Arquivo/Itawi Albuquerque/TNH1

A Associação Comercial de Maceió divulgou a extensão de horário de funcionamento de bares e restaurantes durante a semana na fase vermelha do decreto emergencial. A ampliação do serviço foi autorizada para todo o Estado.

As alterações estão contidas no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL), divulgado em edição suplementar nessa terça-feira, 13. Veja aqui.

Com a atualização, os bares e restaurantes vão poder funcionar das 5h às 20h, de segunda à sexta-feira. Após esse horário, e aos sábados e domingos, apenas por delivery ou pague-leve.

Alagoas permaneceu na fase vermelha do distanciamento social controlado e as novas medidas têm o prazo de 0h de hoje, 14 de abril, até o dia 27.

Veja mais abaixo:

- Nenhum cidadão poderá circular após às 21h, salvo se em destino a uma atividade fundamental a sua família;
- Vedado acesso às praias, rios e lagoas, aos sábados, domingos e feriados. Calçadões e praias, apenas em atividades físicas, durante a semana, e sem aglomeração;

- Lojas seguirão com autorização para funcionamento: 
(a) Centro de todas as cidades: das 9h às 17h, não podendo funcionar aos sábados, domingos, feriados e às segundas-feiras;
(b) Shoppings: das 11h às 20h, não podendo funcionar em feriados, sábados, domingos e terças-feiras;
(c) Lojas de Rua e Galerias: das 10h às 18h, não podendo funcionar em feriados, sábados, domingos e segundas-feiras;

- Restaurantes poderão funcionar das 5h às 20h, de segunda à sexta-feira. Após esse horário, e aos sábados e domingos, apenas por delivery ou pague-leve; *(essa foi a alteração neste decreto)

- Academias com 30% de ocupação, sob agendamento, vedada a utilização por pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades que possam ser agravadas pelo Covid-19, 
- Igrejas e templos religiosos, 30% da capacidade máxima;
- Salões de beleza, sob agendamento;
- Transporte Intermunicipal, com capacidade de 30%.

Permanecem as seguintes restrições:
- Suspensão de todos os eventos, pessoais e comerciais;
- Suspensão de boates, casas de shows e similares;
- Ônibus, funcionando com 50% de capacidade;
- Marinas e Clubes Náuticos: fechados em fins de semana.

Governador vai detalhar novas medidas

O governador Renan Filho vai conceder entrevista coletiva nesta quarta-feira (14), a partir das 10h, para tratar da situação epidemiológica de Alagoas em relação à Covid-19 e das medidas de enfrentamento à doença. O TNH1 vai transmitir a atualização do decreto ao vivo.

O encontro com a imprensa estava marcado para a tarde dessa terça-feira, 13, porém, após novas reuniões entre os representantes do Estado, a coletiva foi agendada para hoje.

Renan Filho deve informar o atual quadro da Covid no Estado e explicar sobre a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.