Alagoas

Novo decreto: Governador vai ampliar funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e comércio

TNH1 | 23/06/21 - 08h10
Itawi Albuquerque/TNH1

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) confirmou, em Tweet no início da manhã desta quarta-feira (23), que o novo decreto emergencial de combate à Covid-19 entra em vigor na próxima sexta-feira (25) com uma maior flexibilização para o setor econômico. O gestor do Estado anunciou a ampliação do funcionamento de shoppings, comércio, bares e restaurantes, além do acesso livre para praias, lagoas e rios.

De acordo com Renan Filho, os horários de shoppings e comércio seguem os mesmos, e a única alteração seria a retirada da limitação de dias para abertura dos centros comerciais, como havia sido determinado anteriormente pelo decreto.

Sobre os bares e restaurantes, o governador adiantou que eles vão poder ficar abertos de segunda à sexta-feira até às 22h, e nos finais de semana e feriados até as 20h. Também vai estar permitido o acesso da população a praias, lagoas e rios. 

Ainda segundo Renan Filho, os servidores públicos que tomaram as duas doses da vacina já há mais de 15 dias vão poder retornar para o trabalho presencial.

Apesar da flexibilização, o governador garantiu que o Estado permanece na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado.

A reabertura também deve responder a pressão do setor hoteleiro, como destacada ontem no Blog do Ricardo Mota.

Confira as principais mudanças

  • Lojas localizadas no bairro do Centro funcionarão das 9h às 17h.

  • Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h.

  • Shopping centers funcionarão das 11h às 20h.

  • Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres das 5h às 22h, de segunda a sexta, e das 5h às 20h no fim de semana e feriados, podendo funcionar após as 22h, durante a semana, e após as 20h, durante o fim de semana e feriados, apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas.

  • Academias, clubes e centros de ginásticas, funcionam das 5h às 22h.

  • Enquanto durar o decreto, haverá a RESTRIÇÃO DE HORÁRIO de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 23h às 5h, para evitar aglomerações.

  • Fica autorizado o retorno dos servidores públicos do grupo de risco que tenham tomado as duas doses da vacina, com pelo menos 15 dias da segunda dose aplicada, ficando a cargo de cada secretaria e órgão do Poder Executivo a regulamentação deste retorno.