Maceió

Obras do prédio da antiga Intendência Municipal de Maceió seguem em andamento

Redação TNH1 | 20/08/20 - 16h01

As obras de reforma e revitalização do prédio histórico da antiga Intendência Municipal de Maceió seguem a todo vapor. O palacete, localizado na Rua Melo Morais, no Centro da cidade, foi inaugurado há 110 anos e sofreu com a ação do tempo e de vândalos. A recuperação da estrutura está sendo realizada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com base no projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

O prefeito Rui Palmeira afirma que essa obra é de grande importância para os maceioenses e deve ser concluída em breve.

"Esta obra centenária tem um grande valor histórico e cultural para a nossa cidade, como também para os maceioenses. Por isso, estamos nos empenhando, com as obras de recuperação em andamento, para que em breve, este monumento esteja pronto para uso público”, disse.

Com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, a obra segue todas as normas de preservação do patrimônio cultural. Após a conclusão da revitalização, o prédio vai abrigar a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

O Palacete da Intendência Municipal, inaugurado em 31 de janeiro de 1910, foi projetado para ser a sede do governo. O projeto é assinado pelo arquiteto italiano Luigi Giuseppe Lucarini, o mesmo que projetou o Palácio Museu Floriano Peixoto, o antigo prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. O prédio já abrigou a estrutura administrativa de diversos órgãos públicos, como a Prefeitura de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).