Maceió

Orla Lagunar: revitalização segue com início da construção do Vilas do Mundaú 

Redação | 13/10/20 - 18h41

O canteiro central do Dique Estrada, no Vergel do Lago, já começou a receber os serviços de infraestrutura que irão revitalizar 2 km da orla lagunar da capital.  A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou os trabalhos em setembro e já avança na construção dos oito primeiros blocos do Conjunto Habitacional Vilas do Mundaú.

De acordo com o secretário-adjunto de Habitação do Município, Anderson Alencar, as equipes da Seminfra atuam no momento em oito blocos, em uma área correspondente a 250 metros de extensão, executando escavações para construir os alicerces dos prédios. “Inicialmente, foi realizada a limpeza do local, com a retirada de lixo, raízes, tubulações antigas e inativas e outros obstáculos que existiam na área. Em seguida, as equipes gerenciadas pela Seminfra iniciaram imediatamente com as obra. Após a construção dos alicerces, daremos andamento para levantar os blocos”, explicou.

Serão 2 km de área revitalizada em todo o Dique Estrada, que vai do Trapiche até o Vergel do Lago. Lá, 1.776 imóveis serão construídos para atender famílias que vivem da pesca e comércio do sururu, e aquelas que residem na região da lagoa em situação de vulnerabilidade social. Cada apartamento terá dois quartos, banheiro, sala de estar, cozinha e área de serviço.

Tão aguardado pelos moradores que vivem à beira da lagoa, o Conjunto Habitacional Vilas do Mundaú será composto por infraestrutura completa de pavimentação e saneamento, que abrange os serviços de drenagem de águas pluviais, coleta e destinação de esgoto sanitário, distribuição de água e destinação correta de resíduos sólidos. Além dessas obras, a localidade também irá dispor de iluminação e eletrificação.

“Além desses serviços que são essenciais para uma moradia digna à população, os contemplados pelo conjunto habitacional serão beneficiados também com áreas de lazer e quadras esportivas, praças, pista de skate, campo de futebol e estacionamentos”, afirmou Alencar. Ele reforça ainda que a localidade terá área destinada à construção de posto de saúde e creches, além de um centro comunitário.

“As obras que estão ocorrendo no Vergel do Lago não fazem parte apenas do sonho de quem mora na região. É algo esperado por todos os maceioenses. Tivemos alguns obstáculos pelo caminho até que os serviços retomassem, como a paralisação das obras após suspensão dos contratos feita em todo o Brasil pelo Governo Federal, mas assim que tivemos autorização para recomeçar, demos imediatamente prosseguimentos aos serviços”, finalizou o secretário-adjunto.