Maceió

Pescadores protestam mais uma vez contra remoção da balança do peixe de Jaraguá

TNH1 com TV Pajuçara | 04/03/20 - 07h52
Foto: Netto Motta/ TV Pajuçara

Trabalhadores da balança do peixe, no bairro Jaraguá, realizam nesta quarta-feira (04) um segundo protesto contra a ação da Prefeitura de Maceió para a realocação de permissionários no Centro Pesqueiro, estrutura construída vizinha à antiga balança. O trânsito na Avenida Industrial Cícero Toledo está totalmente interditado.

A ação da Prefeitura atende uma determinação judicial e também estabelece a remoção das estruturas provisórias da balança do provisórias.

No protesto, trabalhadores usaram faixas e barreiras de pneus. Foto: Netto Motta / TV Pajuçara 

O protesto foi iniciado ainda nas primeiras horas de hoje. Na tentativa de impedir a remoção, os trabalhadores fizeram duas barreiras utilizando pneus e atearam fogo.

Uma viatura da Equatorial esteve no local para interromper o fornecimento de energia elétrica da balança, o que causou um princípio de confusão.  

Equipes do Gerenciamento de Crises da Polícia Militar também estão no local dialogando com os trabalhadores.

Nessa terça-feira (03), trabalhadores da balança também fizeram um protesto com faixas e queima de pneus. As duas vias em frente à balança foram bloqueadas na manifestação e o trânsito na região ficou comprometido.

Gerenciamento de Crises da PM está no local dialogando com reprsentantes dos trabalhadores. Foto: Netto Motta / TV Pajuçara 

Em nota, a Prefeitura informou que vai realizar a ação para realocação da cadeia produtiva do mercado do peixe de Jaraguá e  que a estrutura do Centro Pesqueiro conta com depósitos, estaleiros, área de espaço para venda e armazenamento, fábrica de gelo e oficinas, além de estacionamento. 

"Serão transferidos 182 permissionários, entre marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, que foram cadastrados em 2015. A lista foi validada no último dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, Comissão de representativa de permissionários e Prefeitura. Edital publicado no último dia 19 no Diário Oficial do Município também prevê a remoção das estruturas inadequadas", trouxe a nota da Prefeitura.

Interdição no trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está com bloqueio nos dois sentidos da Avenida Industrial Cicero Toledo. A interdição ocorrerá até o término da operação de realocação de marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados para o Centro Pesqueiro.

Para os condutores que vierem do Pontal em direção à Pajuçara, será necessário fazer um desvio pela Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, e utilizar a Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes para seguir com o seu itinerário normal.

Quem vier da Pajuçara em direção ao Litoral Sul deverá acessar a Rua Sá e Albuquerque e assim continuar com a sua viagem. Agentes da SMTT estarão no local até o fim da ação para garantir a segurança viária da população.